O pianista (publicado originalmente em 9/2/2019)

Um grande filme de 2018, que estreou semana passada, é 'O Guia', o retrato da excursão do pianista Don Shirley pelo sul dos EUA na década de 1960, quando parte do país ainda era dominado por atitudes racistas.

Don, de talento muito além do normal às teclas, tem no refinamento e delicadeza seus instrumentos de trabalho. Pouco antes de sair para viajar, contrata Tony Lip a ser seu segurança e motorista. Tony é o seu oposto.

Falastrão e fanfarrão, come demais, exagera nos atos, quase sempre deixa o chefe perturbado. Essa relação, claro, se inicia de modo conturbado (vemos no início do filme ele jogar no lixo 2 copos de vidro usados pelos pedreiros negros que trabalham em sua casa).

Aos poucos, à base de conversas, confissões e situações que exigem de ambos bastante diligência, tudo se encaixa. O título original, 'Green Book', se refere ao livro onde estão estabelecimentos comerciais que aceitam a presença de negros (Don), como se fosse o guia de turismo a facilitar a vida de Tony.

Dirigido por Peter Farrelly (antes só havia feito longas bobos como 'Quem vai ficar com Mary?' -98 e 'O Amor é Cego' -2001), tem nas interpretações de Mahershala Ali (Don) e Viggo Mortensen (Tony) seus pontos altos.

E ainda bem, pois trata-se de história real. Uma química existe entre os atores e a fita se enriquece. Viggo está mais gordo, e contrasta com a magreza e a elegância do patrão, que coloca cobertores nos joelhos nas andanças com o carro com a finalidade de repousar suas preciosas mãos.

Farrelly concatena bem o roteiro escrito por ele mesmo, ao lado de Nick Vallelonga (filho de Tony), e Brian Currie. A trilha sonora, as músicas, o ambiente noir dos EUA de 50 anos atrás, valoriza a obra, com a direção de arte impecável.

Uma curiosidade: Don e Tony Lip ficaram amigos e eles morreram com diferença de apenas 3 meses – Tony em janeiro e Don em abril de 2013. Duração: 130 minutos. Cotação: ótimo.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 18/02/2019
Código do texto: T6578051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.