Donnie Darko: quando os nerds atrapalham
Um filme interessante que pode ter sido prejudicado pelo diretor ao divulgar explicações extras a parte do filme.
A relação do jovem Donnie Darko (2001) com o Coelho gigante e assombroso, a atmosfera em que não sabemos se é um sonho, delírio ou realidade somado ao final com a escolha do personagem pelo destino poderiam muito bem conferir uma beleza e sentido singulares ao filme.
Quase nos convencemos de que se trata de um jovem esquizofrênico, quando vemos quase no final que se trata da questão do destino e da escolha. Em que nos imaginamos em vários cenários e a escolha de um deles significa a escolha de um ou outro destino. Não os alteramos conforme nossa vontade e ainda levamos o peso da escolha.
O peso e a responsabilidade, paranoia e deslocamento causados, pela escolha são aliviados no final pelo conhecido amor fati, aceitar o destino é uma escolha. O que seria um filme interessante e reflexivo se tornou um objeto de culto e mistério típico de canais sensacionalistas do youtube.
Mas o que aconteceu? Nerds de todas as partes de uniram para decifrar o filme. Não se contentaram ou não entenderam que a perspectiva non sense do filme proporcionava e foram buscar explicações lógicas para o enredo e acontecimentos do filme.
O diretor acabou revelando trechos do livro citado no filme para que as pessoas entendessem com outro viés o filme.
Transformaram um filme que poderia ser lido como algo introspectivo sobre destino e escolhas em uma ficção científica mal acabada sobre viagem no tempo e múltiplas dimensões.
Estes nerds cultuadores, não falo dos que se especializam e aprofundam naquilo que gostam, haviam reclamado do Interestellar (2014) por ser explicativo demais... O que confirma o que já tenho falado sobre esta gente nos meus artigos sobre cinema.
Vejo certos críticos falarem em "dissecar o filme" quase reescrevem o filme para que possa ser entendido pelo internauta, fazem uma adaptação comentada e restritiva do filme ao invés de compreender as dificuldades do espectador e lhe dar algumas chaves e referências para a compreensão...estes nerds.