Estreias passadas (publicado originalmente em 13/1/2018)
2018 marca algumas datas redondas de estreias no cinema. Por exemplo: você sabia que o clássico ‘O Bebê de Rosemary’ debutou nas telonas há exatamente meio século? A história de terror da mocinha que engravida do diabo por um pacto do marido a fazer sucesso na carreira de ator é venerada pelos fãs da sétima arte. A dupla Mia Farrow e John Cassavetes estava tinindo quando protagonizou a fita.
Não menos célebre e inolvidável é ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’, cujo aniversário de 50 anos é em 2018 também. Stanley Kubrick dominou o público com a ficção cientifica de trilha sonora exemplar e cativante.
Outros 2 longas-metragens inesquecíveis chegam às seis décadas de
estreias: ‘Gigi’ e ‘Um Corpo que Cai’. O segundo, dirigido por Alfred Hitchcock, vira e mexe é colocado no primeiro lugar das listas de
melhores filmes de todos os tempos. Faz por merecer. Já ‘Gigi’ ganhou Oscar de melhor filme.
E os que chegam aos 40 anos? Um de meus favoritos desde a infância, ‘Superman: O Filme’, é de 1978. Christopher Reeve e toda a trupe demoraram quase 2 anos para filmar, ao mesmo tempo, os 2 primeiros filmes do herói. O segundo foi lançado em 1980. Já ‘Os Embalos de Sábado a Noite’, com John Travolta, além de ter apresentado em 1978, ainda marcou época.
Pessoas que hoje têm entre 55 e 65 anos dançaram com o ator e as coreografias ousadas, além do vocabulário igualmente arrojado. Os longas que completam 30 anos de idade nesta temporada são, dentre outros, ‘Bird’ (rendeu Oscar ao ator Forrest Whitaker), ‘Uma Cilada
para Roger Rabbit’, ‘Asas do Desejo’ e ‘O Último Imperador’.
E quem era criança em 88, como eu, provavelmente se espantará: ‘Super Xuxa contra o Baixo Astral’ é mais um a soprar as 30 velinhas. ‘Advogado do Diabo’, ‘Amor Além da Vida’, ‘Quem Vai Ficar com Mary?’, ‘O Resgate do Soldado Ryan’, ‘Armagedon’, ‘Melhor é Impossível’, ‘Titanic’, e, pra mim, 2 dos melhores, ‘O Quarto Poder’ e ‘Mera Coincidência’, chegam aos 20 anos.
O Oscar de 98 deveria dar a estatueta para ‘Melhor é Impossível’, com Jack Nicholson. Por fim, há 10 anos estreavam ‘O Menino do Pijama Listrado’, ‘Feliz Natal’ (filme de estreia de Selton Mello como diretor), ‘O Escafandro e a Borboleta’ e ‘Sangue Negro’. Lembro a vocês que são estreias no Brasil. E hoje esta coluna completa 14 anos de existência.