Charlotte de vermelho (publicado originalmente em 28/10/2017)

A modelo e atriz Kelly LeBrock foi uma das musas de Hollywood na década de 1980. Os olhos claros, o rosto que parecia pintado a nanquim, de tão perfeito, o corpo escultural, além dos lábios carnudos, fizeram a cabeça de todo adolescente na época. O ator e diretor Gene Wilder e o produtor Victor Drai – namorado de Kelly em 1983 – a convidaram a estrelar o filme ‘A Dama de Vermelho’ (1984), ideia de Wilder, roteirizada, dirigida e protagonizada pelo próprio.

A moça topou o convite e a fita recebeu o retorno aguardado: o sucesso retumbante de público e crítica. Na trama, Wilder é Teddy, o pacato funcionário de uma agência de publicidade. Tem 50 anos. É o marido e pai dedicado. Mas certo dia, parado num semáforo, vê ao seu lado Charlotte (K. LeBrock) caminhando na calçada, com o vestido vermelho do título.

Ao passar no vão que dá acesso ao metrô, Marylin Monroe baixa ali e a Charlotte baila, o vestido levanta e mostra a sua calcinha vermelha. Teddy fica paralisado. E segue a mulher a partir de então. Todo o caminho para conquista-la é cheio de percalços, desencontros e contratempos formidáveis.

Wilder, que morreu em 2016, aos 83 anos, usa o charme e a experiência de comediante que a carreira lhe deu para dar vida ao filme e compensar um pouco a falta de ritmo de Kelly. Porém, passa quase imperceptível ao espectador, já que a beleza da modelo, espécie de Grace Kelly carregada na tinta, contamina quem assiste. ‘A Dama de Vermelho’ também ficou famosa por conter a música ‘I Just Call to Say I Love You’, de Steve Wonder.

Apesar de alguns clichês pesados, desnecessários, esta película primou por levar à tela a originalidade de Wilder. Deslumbrante e tenaz, o script segue como se fosse mais uma sitcom dos EUA. Ao ver ou rever a obra, que se tornou clássica e cult quase que ao mesmo tempo, volta-se a uma época na qual o país do Tio Sam reverberava ainda a política inicial de Ronald Regan, eleito em 1980.

O construtivismo conservador, e liberal – porque não? – rendeu para todos uma espécie de gancho a trabalhar debruçado nas piadas e situações que envolvessem o sexo. O Brasil também caiu nesta farta armadilha, mas isso é assunto a outra coluna. Duração: 87 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 20/11/2017
Código do texto: T6176979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.