CINEMA NA CIDADE DA BARRA DOS COQUEIROS-SE
No final da década de 50 surgiu na cidade da Barra dos Coqueiros um pequeno cinema chamado Barlã. Era uma casa improvisada que se localizava na Praça Erasmo Santa Bárbara. O cine Barlã funcionava na quarta-feira, sábado e domingo.
- Quarta-feira era fraco o movimento e os filmes eram poucos conhecidos do público. Aos sábado e domingo o cinema era entupido de pessoas. Os filmes eram bons e todos saiam contentes. A paquera também era gostosa. Relata rindo Arildo, popularmente conhecido como “Nona”.
Contam os mais velhos da cidade que filmes de sucessos foram ali exibidos. Na área internacional “Os Pássaros” de Alfred Hitchcock, “Deus Criou a Mulher” protagonizado por Brigitte Bardot”, “O Pecado Mora ao Lado” com Marilyn Monroe etc. Fitas brasileiras de sucessos destacaram “O Cangaceiros” de Lima Barreto e os filmes protagonizados por Oscarito e Grande Otelo.
O cine Barlã tempos depois, fechou suas portas para tristeza do povo da Barra dos Coqueiros que adorava uma boa fita cinematográfica.
Mário Gomes, natural da cidade, filho de Moisés Gomes Pereira (1º prefeito da cidade da cidade da Barra dos Coqueiros), montou um cinema mais estruturado na Praça Santa Luzia. O “Cinema de Mário” era assim chamado carinhosamente por todos. Essa casa teve maior repercussão e durabilidade que o antigo Cine Barlã.
-Gostava da localização do “Cinema de Mário” porque ficava perto da Igreja Santa Luzia (a maior da cidade) e aos domingos o povo da missa se encontrava com a gente que gostava de cinema. No domingo a praça Santa Luzia se tornava um lugar alegre. Declarou Antônio Rabelo.
- “O Tubarão” filme de Steven Spielberg, “Rock, Um Lutador” de John G Avildsen e “Os embalos de Sábado à Noite” foram os filmes que fizeram sucessos no “Cinema de Mário”. Dos filmes brasileiros que brilharam no cinema citado foram: “Os Trapalhões”, os filmes de Xuxa e de Mazzaropi. Comentaram alguns antigos moradores.
Com o sucesso da TV brasileira no meado da década de 80 e o caro aluguel que pagava para manter o prédio do cinema, Mário entregou o imóvel e ainda tentou sem sucesso num lugar distante do centro da cidade continuar o “Cinema de Mário”.
Há mais de 30 anos a cidade da Barra dos Coqueiros encontra-se sem um cinema. Espero com este pequeno artigo sensibilizar as autoridades da minha cidade. Na sensibilização espero contar com a implantação de uma sala de Exibição Cinematográfica e que nela, um dia na semana, seja exibido gratuitamente filmes para essa juventude desprovida de bons eventos culturais.