20 dicas para assistir e estudar filmes

Como assistir filmes com seriedade?

Sabe aquele filme que o professor pediu pra você fazer uma resenha e tá complicado? E aquele filme, vídeo, documentário que você acha o máximo? Sabia que você pode aprender profundamente com eles mais do que imagina?

Aqui vão algumas dicas de como assistir filmes com seriedade, o que se aplica também a qualquer obra em vídeo, documentários, clips, animações, etc. Porém, nas dicas vamos usar o termo “filme” só para contextualizar.

Aproveite a lista:

1 – Esteja profundamente ciente que você quer assistir ao filme e fazer apenas isso.

2- Desligue os telefones e qualquer coisa que possa tirar sua atenção do filme.

3 – Assista ao menos duas vezes se possível. Uma vez para apreciar ao filme e outra vez para estudar o filme.

4 – Dê preferência aos vídeos com áudio original, assim terá mais contato com as emoções das atuações originais. Se não fala o idioma do filme desejado assista com legendas. Acostuma-se fácil.

5- Não converse durante o filme, guarde seus comentários extensos para outro momento. A não ser que esteja assistindo com alguém e o outro(a) necessite de sua ajuda pra entender o filme.

6 – Não pare o filme 1000 vezes, quando vamos ao teatro podemos dar pausa 1000 vezes?

7 – Estudar um filme é diferente de assisti-lo, requer uma atenção muito maior, nesse caso você poderá pausar para fazer anotações.

8 – Encontre filmes positivos com os quais você aprenda coisas úteis, positivas, que ao terminar de vê-lo você tenha uma postura crítica, diferente daqueles que você assiste para ter medo. Qual o real benefício? Quem ganha realmente com isto?

9 – Um filme com foco em violência e sofrimento, na maioria das vezes, apenas promove violência e sofrimento. Evite filmes como Jogos Mortais ou qualquer filme que tenha tiros, gritos e mortes sem sentido.

10 – Divertir-se em grupo é legal e assistir a um filme em grupo também pode ser muito divertido, mas, é pouco provável que será um programa de reflexão.

11 – Saiba que grandes aprendizados podem acontecer assistindo certos filmes, estimule seu pensamento critico, não aceite de primeira o que está vendo na tela, mesmo que o filme tenha 500 Oscars, questione até encontrar um equilíbrio.

12 – Não tente convencer dezenas de pessoas a ver um filme seriamente com você, isso é um trabalho muito delicado. As pessoas são muito diferentes e provavelmente tudo se tornará uma brincadeira ou uma atividade muito cansativa gerando raiva e desconforto, as pessoas podem criar aversão a sua pessoa e no final, ninguém entenderá o filme e o pior, nunca irão entender você, a não ser, como o cara chato que passou o filme chato. Estude bem a pessoa antes de indicar o filme principalmente se o filme for sério.

13 – Não assista só a filmes sérios, se não você vai ficar ansioso esperando um lançamento de um outro filme sério e existem poucos em relação a demanda de lançamentos. Seriedade e o sorriso da vida não andam bem, socialmente não é uma boa ideia ficar sério demais. As maioria das pessoas não são sérias, essa a verdade as vezes temos que guardar certos filmes para nós mesmos.

14 – Se você é um professor, peça que os alunos assistam em casa, e comentem sobre o filme no dia seguinte. Se não for possível assistir em casa, crie um ambiente onde possa dividir a turma em grupos pequenos e assim o filme será melhor aproveitado.

15 – Se você tem filhos assista tudo antes deles, veja se realmente a programação é adequada para a mente em formação do seu filho. Olhe atentamente todo o roteiro, as formas dos traços, e as ações dos personagens.

16 – Não coma quilos de comida durante o filme nem beba litros de refrigerante, o nível de açúcar no seu sangue pode causar reações diversas em sua atenção. Caso tenha necessidade de comer algo, opte por coisas leves como frutas e sucos. Um pouco de pipoca pode ser legal para maioria das pessoas, mas não abuse.

17 – Se você quiser integrar o filme profundamente ao seu aprendizado, estude o filme, veja-o quantas vezes for necessário, explore, entenda porque foi feito, para quem foi feito, em como foi produzido, dirigido, se o roteiro foi uma adaptação a altura da obra original.

18 – Qual filme contribui para despertar de consciência: O Grande Ditador (1940) de Charles Chaplin ou Os Mercenários (2010)? Questione sem medo.

19 – Envolva-se com o filme e mergulhe na atmosfera da obra, projete sua mente como um observador que está além da sala ou quarto.

20 – Dê uma chance aos filmes animados, pois eles podem mudar sua perspectiva como você nunca imaginou. De fato, existem muitas animações infantis, mas muitas não são destinadas a crianças. Como o exemplo mencionado acima, Túmulos dos Vaga-lumes, 1988.

Se você leu até aqui gratidão, se gostou ajude compartilhando!

Eu comecei a divulgar meus escritos recentemente, antes, ficavam guardados e solitários, o texto foi originalmente publicado em: https://psicolivre.com/blog/