Marty McFly chegou, finalmente! (publicado originalmente em 20/10/2015)
O futuro, finalmente, chegou. Amanhã, quarta-feira 21 de outubro de 2015, exatamente às 16h29min, Marty McFly desembarca por aqui. Não em Jacareí, mas por estes meandros do planeta. Quem viu os três ‘De Volta para o Futuro’ (1985, 89 e 90) sabe do que estou falando. Se no primeiro filme a figura de Michael J. Fox faz a viagem de 1985 a 1955 e reencontra os pais ainda solteiros e precisa resolver a confusão aprontada por ele mesmo, no segundo ele viaja até 21/10/2015 e precisa moldar novamente o destino, a fim de não se tornar aquele sujeito acomodado, infeliz e totalmente desprovido de força.
As ‘previsões’ feitas pelo produtor Steven Spielberg e o diretor Robert Zemeckis ao nosso tempo não foram exatas. Por exemplo, vemos a prancha voadora. Ou a jaqueta que de ajusta ao corpo e, sozinha, seca. Também o tênis que amarra sem a ajuda de ninguém. Há os carros voadores ainda. O aparelho de fax abunda nas casas, espalhados aos quatro cantos recebendo os recados... Protótipo da internet? A dúvida é grande, mas parece um pouco. Todavia, uma notícia boa a nós, jornalistas: existe o jornal impresso em 2015! Vejam que coisa maravilhosa. Laptops, celulares, objetos modernos ficaram fora.
A saga de M. McFly com o doutor cientista Emmett Brown (Christopher Lloyd), assim que chegou ao cinema, contagiou crianças, jovens e adultos... Lembro-me de várias ações envolvendo os três longas-metragens, como um jogo de videogame em que o herói era o adolescente que voava com a prancha e tinha de cumprir tarefas. Não demorou pra que chegasse às telinhas em forma de desenho animado. Revistas foram publicadas. Capas de cadernos e, se não me engano, até álbum de figurinhas chegou a ser lançado. Uma febre. Todos desejavam ser o McFly, influenciar no futuro, mudar algo do passado.
Muitos atores dos 3 ‘De Volta para o Futuro’ são hoje conhecidos do público. Além de Fox e C. Lloyd estão ali a mãe de ‘Dennis: O Pimentinha’ (1993), Lea Thompson (mãe de Marty); o fotógrafo Jimmy Olsen dos quatro ‘Superman’ (1978-1987), Marc McClure (irmão do protagonista); o vilão do filme ‘A Vingança de Willard’ (2003), Crispin Glover (presente também em ‘As Panteras Detonando’, ele faz o pai de Marty); Wayne, o irmão de Kevin Arnould, da série ‘Anos Incríveis’ (1988-93), Jason Hervey (tio de Marty); e, por fim, a participação do então adolescente Billy Zane (de ‘Titanic’ e ‘Fantasma’).
Meses após terminar as filmagens do terceiro filme, em 1991 Michael J. Fox foi diagnosticado com o Mal de Alzheimer. Tinha só 29 anos. Hoje, aos 54, tem uma vida relativamente normal. Lloyd tem 77.