GLOBO MONOPOLIZA CINEMA
GLOBO MONOPOLIZA CINEMA
Heribaldo de Assis *
(minha caneta tem o formato de marreta)
Como se não bastasse ter monopolizado a Televisão brasileira por décadas – além de ter tentado estender esse monopólio empresarial através de outros veículos de Comunicação (Jornal, Rádio e Revista) agora a Rede Globo tenta monopolizar o Cinema Brasileiro através de produções cinematográficas caseiras – em sua maioria no gênero Comédia: Comédias geralmente ridículas que estão fadadas a serem fracassos de bilheteria (mas a quem interessa produzir fracassos de bilheteria e por quê?).
Produzir filmes que estão fadados a se tornarem fracassos de bilheteria é transformar o Cinema em uma mera máquina caça-níqueis e, ao mesmo tempo, tomar o espaço de projetos cinematográficos de grande potencial sucesso que, muitas vezes,nem sequer são concretizados por falta de apoio e verbas (assim quem perde é o próprio Cinema Brasileiro e a Cultura Brasileira como um todo).
A Globo Filmes (outro nome para a Rede Globo) foi criada em 1998 e já produziu mais de 150 filmes – sendo que somente nesse ano de 2015 já lançou 6 filmes e 18 estão em fase de produção.A maioria desses filmes em nada contribuiu para a melhoria da Cultura Brasileira e muitos desses filmes constituem apenas um desperdício de Tempo, dinheiro e espaço nas quase vazias salas de Cinema do Brasil ...Essa simbiose entre a Globo Filmes e a Rede Globo também pode constituir um caso de Concorrência Desleal – visto que nenhuma outra empresa cinematográfica do Brasil (e nem do mundo) dispõe de uma emissora de Televisão para anunciar gratuitamente seus filmes nos horários comerciais... Além disso,a Globo Filmes em quase nada contribui para a renovação do Cinema Brasileira: geralmente são os mesmos atores, os mesmos diretores e os mesmos roteiristas : inclusive em seu site a Globo Filmes avisa que “não recebe roteiros, livros e/ou sugestões de histórias”. Ou seja, a Globo Filmes também fecha às portas para a ascensão de novos roteiristas (com novas idéias e novos conceitos) – um fechamento de portas que é apenas mais um pequeno exemplo para explicar porque o Cinema Brasileira ainda não ganhou o Oscar.
O roteiro é a alma do filme (portanto, as figuras mais importantes do Cinema não são os diretores ou os atores – as figuras mais importantes do Cinema são os bons roteiristas que escrevem belas e significativas estórias e os espectadores que prestigiam o Cinema. Menosprezar e negligenciar a importantíssima figura do Roteirista e subestimar a inteligência e bom senso do espectador é a formula certa para nunca se ganhar um Oscar ou uma Palma de Ouro em Cannes.
Mas, infelizmente, o Brasil (país dos imbecis) ainda desapoia e desvaloriza seus verdadeiros talentos e, por isso mesmo, jamais ganhou um Oscar ou um Nobel (o que evidencia a mediocridade brasileira !).
A quantidade de títulos de filmes produzidos pela Rede Globo (em sua maioria filmes desnecessários) é imensa até para empresas cinematográficas hollywoodianas (que ganham o Oscar e geram bilhões em bilheteria produzindo muito menos filmes).A grande quantidade de filmes lançados pela Rede Globo também denota as graves distorções da péssima e tendenciosa Lei Rouanet – que geralmente contempla apenas nomes famosos e empresas que nem precisariam “mendigar” dinheiro público para produzirem seus projetos (quem tem condições de bancar um projeto artístico com o próprio dinheiro e não o faz é porque não acredita no sucesso do próprio projeto !). A tendenciosa e injusta Lei Rouanet coloca no mesmo “jogo” (pela busca por patrocínios) artistas famosos e não famosos, pessoas físicas (que necessitam de recursos para produzir) e pessoas jurídicas (que não precisam de dinheiro público !)...A quem um empresário iria patrocinar através da Lei Rouanet: um artista famoso ou um artista desconhecido?Um roteirista com um estória digna de um Oscar ou uma empresa cinematográfica que pretenda produzir uma comédia ridícula ?!
É por causa de distorções como essas (nesse desinteligente país denominado Brasil) que essa insensata nação jamais conseguirá ser uma nação do primeiro mundo – nem sequer ganharemos um Oscar ou um Prêmio Nobel – aliás, tem tudo a ver produzir comédias cinematográficas ridículas no Brasil – para não chorar temos mesmo é que rir da imbecilidade brasileira.
Afinal, esse fracassado país denominado Brasil (que nunca ganhou um Oscar ou um Premio Nobel e nem sequer consegue erradicar o analfabetismo) é - há muito tempo - um grande motivo de chacota para o mundo inteiro !!
* Roteirista, Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário , e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: herisbahia@hotmail.com