Foi sem nunca ter sido (publicado originalmente em 26/5/2015)

‘Titanic’ (1997) com o casal DiCaprio e Sharon Stone. ‘Forrest Gump’ (1994) protagonizado por John Travolta. Will Smith escolhendo a pílula de ‘Matrix’ (1999). E Jack Nicholson com as sobrancelhas de Michael Corleone, em ‘O Poderoso Chefão’ (1972). Se você estranhou ausências de Kate Winslet, Tom Hanks, Keanu Reeves, Al Pacino, saiba que os citados papéis poderiam muito bem ter sido feitos por esses outros. É divertido pensar como teria sido caso determinados convites fossem aceitos. É claro que as fitas teriam outra roupagem, rumariam a caminhos distintos e quem sabe receberiam prêmios diferentes. No caso de ‘O Poderoso Chefão’, por exemplo, Corleone foi oferecido, além de Nicholson, a Dustin Hoffman, Robert Redford e Warren Beaty. O trio recusou. O arrependimento é algo cruel...

Na sétima arte os casos são infinitos. Alguns até não teriam tanta diferença assim. É só imaginarmos Kim Basinger no lugar de Sharon Stone em ‘Instinto Selvagem’ (92). Basinger tinha acabado de estar em ‘Batman’ (1989) e ‘9 ½ Semanas de Amor’ (1986) interpretando mulheres fatais, sensuais. Então, declinou do convite para contracenar com Michael Douglas... Outro: Mel Gibson no posto de Russel Crowe em ‘Gladiador’ (2000). Gibson tinha dirigido cinco anos antes ‘Coração Valente’, já tinha cara de guerreiro ‘sei la o quê’. Mas Crowe estava em alta após ‘O Informante’ (1999) e havia sido revelado em ‘Los Angeles: Cidade Proibida’ (1997). E, creio, não seria tão estranho pensar em Nicole Kidman como a personagem de ‘O Leitor’ (2008). O papel ficou com Kate Winslet. Teria muita discrepância?

Há os clássicos. N’‘Os Caçadores da Arca Perdida’ (1981), Steven Spielberg não pensou em Harrison Ford como primeira opção. Imaginem Tom Selleck, aquele de ‘Três Solteirões e um Bebê’ (1987) e da série ‘Magnum’, com o chapéu do arqueólogo aventureiro. Poderia ter ocorrido caso T. Selleck tivesse dito ‘sim’ ao convite. É a vida. Em ‘Forrest Gump’, antes de T.Hanks, J.Travolta, a produção chamou Bill Murray e Chevy Chase! Em ‘Ghost: Do Outro Lado da Vida’ (1990), Sam, eternizado por Patrick Swayze, esteve nas mãos de... Bruce Willis. No ótimo ‘Menina de Ouro’ (2004), de Clint Eastwood, a boxeadora que deu o Oscar de atriz a Hillary Swank por pouco não foi feita por Sandra Bullock. Estas e demais situações acontecem. Chances vem e vão. Saber escolher é um dom? Nunca se sabe. Talvez.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 26/05/2015
Código do texto: T5255230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.