Efeito Borboleta
Efeito borboleta foi um termo usado para dar inicio a teoria do caos, considerado uma das leis mais importante do universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca, sua ideia central era que, uma pequenina mudança no inicio de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.
Edward Norton Lorenz, matemático e metereologista deu a origem a esta teoria. Podemos ver que o filme retrata a história de um rapaz, cujo nome era Evan que sofreu de uma doença em seu globo cerebral. Evan em sua infância tinha perca de memória, através de um diário escrevia para que pudesse lembrar-se dos fatos ocorrido, estudante de psicologia quando alcançou à mocidade percebeu que quando lia seu diário retomava a consciência do que tinha perdido e ainda poderia voltar no tempo e mudar fatores do passado.
Movido pela decepção, pois os tramites no decorrer do tempo provocara traumas em seus amigos, causa esta que o fez voltar várias vezes por intermédio de seu diário para corrigir os eventos causadores dos estragos. Porém, cada atitude tomada teria consequências drásticas no percurso da história. Evan acabou tendo que tomar uma decisão drástica para que pudesse ter um final sem máculas.
O filme quis mostrar na verdade que quando aprendemos a voltar nas nossas lembranças e arrumá-las, encontramos a paz com nós mesmos. No filme Evan podia voltar ao passado e reconstruir o futuro, na realidade não podemos fazer isso, mas podemos aceitar nossas realidades e arrumá-las em nossa mente dessa maneira nos culpamos menos.
Contudo, a teoria do caos foi comprovada, que pequenos fatores ocorridos em certo momento acarretam mudanças incalculáveis, imprevisíveis e imperceptíveis no futuro. Cientistas comprovaram que a mesma imprevisibilidade aparecia quase em tudo, os fatores são quase que imprevisíveis, mas com uma intensidade significativa capaz de consequências absurdas. Experimentos de Lorenz indicam que o caos parece estar na essência de tudo moldando o universo.