Feitiço do Tempo: Dia da Marmota
O filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993) narra a história de um repórter meteorológico de um canal de televisão de Pittsburg que é enviado para a cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, para cobrir o tradicional Groundhog Day (Dia da Marmota). Phil Connors (Bill Murray) é o repórter encarregado de fazer a matéria e ele está acompanhado de Larry (Chris Elliott), seu cameraman, e de Rita (Andie MacDowell) que é sua nova produtora.
Phil Connors quer passar o mínimo de tempo possível na cidade para poder ir embora logo, mas uma nevasca fecha a autoestrada (fecha, portanto, o seu caminho) e isso impede que ele e sua equipe saiam do lugar, após terem concluído a reportagem. O egocêntrico e arrogante repórter, que não havia gostado de ser escalado para fazer a reportagem, agora não se conformava em permanecer na cidade com a qual não tinha nenhuma ligação emocional.
O filme, então, começa a tomar a forma de uma fábula quando o personagem fica preso no tempo e começa a reviver o mesmo dia 2 de fevereiro. A princípio, Phil Connors pensa que é apenas um déjà-vu, depois fica confuso e pede ajuda, mas em seguida percebe as regras do jogo: ele vai acumulando conhecimento, mas as demais pessoas não se lembram do que aconteceu, pois apenas vivem sempre o mesmo dia ao interagir com ele.
Sua personalidade egocêntrica e arrogante acaba se exacerbando ainda mais, pois ele acredita que pode fazer tudo o que quiser, sem responsabilidade ou cobrança (seduzir Nancy, dirigir bêbado, sequestrar a Marmota e roubar o banco), já que ninguém lembrará o que ocorreu ao viver novamente o mesmo dia. Então, Phil Connors decide seduzir Rita, mas todas as suas tentativas fracassam, pois ela sempre desconfia que haja alguma armação por parte dele. O dinheiro, o sexo e o poder da imortalidade são objetos de desejo alcançados, mas ele se sente deprimido e sem um horizonte ao estar preso sempre ao mesmo dia.
Phil Connors passa a conhecer os cidadãos e a rotina da cidade, com suas peculiaridades e seus encantos e, ao mergulhar na vida da cidade, ele descobre uma forma de se tornar importante e útil para todos e para si próprio. Ao viver para servir a cidade, ele descobre em si potencialidades adormecidas: a literatura, a poesia, a escultura no gelo e a música. Ao se libertar da dor e do sofrimento, ele consegue viver em harmonia com a cidade servindo-a e não somente servindo-se dela. Apesar do pesadelo de estar preso sempre no mesmo dia, Phil Connors começa um aprendizado que ajuda na evolução de sua alma, pois tem a eternidade para se educar e buscar novos horizontes.
Numa noite, entretanto, Phil Connors encontra um velho andarilho passando mal e o ajuda até o hospital, mas recebe a chocante notícia de que este morreu. Por mais que tente reviver o dia, Phil Connors não consegue evitar a morte do andarilho. A ideia de sentir-se Deus acaba confrontada neste momento de impotência, pois ele percebe que não tem o poder absoluto de vida e de morte.
Phil Connors confronta-se assim com a grande dualidade universal de espírito e matéria que se reflete nos pares de opostos como vida e morte, prazer e dor, felicidade e sofrimento, atração e repulsa, etc. Uma vida desequilibrada, onde predomina o material e que esquece o lado espiritual, não permite que haja uma busca da harmonia e do equilíbrio que é um processo evolutivo do ser humano e de sua alma. Para a transcendência espiritual, ele deve deixar de lado o que ele quer e concentrar-se em compreender e ajudar os outros.
Phil Connors, então, faz uma tão eloquente reportagem sobre o Dia da Marmota que todas as emissoras filmam e colocam os microfones junto ao dele. Phil Connors passa todo o dia ajudando as pessoas da cidade, faz esculturas de gelo e toca música no baile de caridade à noite. Rita fica extremamente surpresa com toda a desenvoltura dele, pois não sabia como Phil Connors era popular e querido na cidade. Eles saem do baile e retornam juntos ao hotel.
Ao não esperar nada em troca daquele dia, Phil Connors acaba quebrando o Feitiço do Tempo, acorda na manhã seguinte ao lado de Rita e eles decidem morar na cidade. O filme é um conto universal que mostra a jornada do herói, onde este se transforma ao longo de uma trajetória de superação e de mudança interior em busca de uma vida mais equilibrada e em harmonia consigo mesmo e em relação aos outros.