37º Capítulo- A prisão de Jacob Haullins.
O Senhor Jacob chegou ao Saloon Liverpool junto com seu bando, já dando as ordens para o garçom. Quando o Senhor Jacob estava neste recinto ele mostrava a sua verdadeira face.Maldizendo as mulheres que dançavam e o garçom que servia as bebidas berrava : “ Seu paspalhão...Vamos ...sirva esse bando de prostitutas e vá chamar a Pâmela . Diga que desça urgente.”
“ Sim...sim..”.responde o homem correndo escada acima. Chega na porta do quarto de Pâmela e fala :
“ Dona Pâmela, o Senhor Jacob chama urgente por você.”O homem desce aturdido, pois ouvira barulho no quarto da mulher. Ao chegar no bar o Senhor Jacob já vai perguntando: “ Ela já vem? O garçom fica pálido: “sim... já...e olha desconfiado para o velho Jacob. Então o rancheiro percebe algo errado e corre ao quarto de Pâmela. Entra com um empurrão na porta e depara com um homem diferente no quarto vestindo as roupas às pressas. O velho não se contém. Saca da arma e dá um tiro no peito do homem. Pâmela começa a gritar e o homem a pega pelos cabelos e a arrasta pela escada. Os peões ao verem aquilo correm em direção ao chefe e pede que ele se acalme. Nisto os companheiros do homem que estava com Pâmela sacam as armas e começa o tiroteio. Vidraças são quebradas, copos estilhaçados, piano vai parar quebrado num canto, homens vão caindo em cima do balcão,outros perto da escada,uns no chão e o barulho das balas chicoteando o ambiente é ensurdecedor. O Senhor Jacob recebe outro balaço na perna, enquanto é protegido pelos seus capangas.É nesse momento que entram os três agentes e o xerife. O xerife dá ordem de prisão e que levantem as mãos. Os agentes empunham suas armas e o Senhor Jacob fita os olhos em George.Fala rugindo como leão:
“ O que você faz aqui? Não era para estar no rancho?” George aproxima-se e mostra sua credencial de agente. E diz que está ali desde sempre para prendê-lo por roubo de gado e assalto a bancos. E dá ordem de prisão a ele.O saloon fica em silêncio , o restante de homens que estão ali ficam sem entender. Só mesmo os capangas é que entendem o que está acontecendo. George dá um sinal ao xerife e afasta-se do ladrão. Pensando que poderia matar George o Senhor Jacob aponta rapidamente sua arma para as costas de George. Um dos agentes ao ver o que ia acontecer dispara rapidamente arrancando a arma dele. Então o xerife o leva preso , junto com mais alguns delinquentes.As mulheres haviam corrido. Pâmela , assustada também correu para os fundos, mas estava gravemente ferida, morrendo logo a seguir. O xerife dá ordens a alguns homens que levem os corpos para fora e que chamem o coveiro. George e os dois agentes acompanham o xerife Joubert à delegacia. As provas são mostradas ao Senhor Jacob e ele sente-se perdido. Não pensava nunca ser apanhado, e por um simples empregado , é o que achava. Ao saber que George Alvim é agente federal empalidece. Provavelmente o enforcariam com todas aquelas provas. Fica sabendo que será transferido para a capital e julgado. Jacob Haullins sabe que perdeu a guerra. Agora teria que pagar por todos os seus crimes. Depois de uma hora na delegacia George avisa ao tio que irá ao rancho avisar a família. Está muito preocupado com Beth e Dona Sara. Mas ele cumprirá o seu dever. Despede-se dos dois companheiros, pedindo que escoltem o preso com eles, que esperassem uma semana para ver se a família queria visita-lo na cadeia.Naquela noite ele chega ao rancho o dia já amanhecendo. Espera a família acordar para dar-lhes a notícia.
Autora : Margareth Rafael