Quero ser John Malkovich (Filme americano de 1999, com Cameron Diaz, Charlie Sheen, Brad Pitt. Oscar de Melhor Filme 2000).
 
     Qualquer posição que uma pessoa se encontra na sociedade pode ser ocupada por outra. Cameron Diaz é o exemplo que podemos referenciar para validar esta frase. Neta de Cubanos e Europeus herdou uma beleza inconfundível (Não existe nada parecido). Uma mulher que evidencia características espartanas (Em Esparta, Grécia antiga, as mulheres recebiam educação quase igual à dos homens, participando dos torneios e atividades desportivas. O objetivo era dotá-las de um corpo forte e saudável para gerar filhos sadios e vigorosos. Assim como os homens, também iam aos quartéis quando completavam sete anos de idade para serem educadas e treinadas para a guerra, mas dormiam em casa. Elas eram mandadas aos quartéis para, assim como os homens, servir ao exército de Esparta.). Digo isto pelo fato de os atores de sucesso em Hollywood serem, em sua maioria, cartas marcadas. Filhos, netos, amigos, milionários que pagam um filme para promover parentes e ai vai. No caso dela, lendo a sua biografia, foi uma verdadeira espartana. E neste filme dirigido por Spike Jonze (Oscar de Melhor Filme - Quero ser John Malkovich, Globo de Ouro de Melhor diretor – Adaptation, Globo de Ouro de Melhor Roteiro – Her) ela toma conta do filme em um papel onde se desfigura e nos entrega um personagem cômico, dramático e excêntrico.
     Quero ser John Malkovich não é um filme fácil de ser compreendido. Para alguns o filme pode parecer divertido, porém cheio de banalidades. Entretanto não é assim. O filme procura retratar o comportamento humano puro, em extremos, sem as preocupações do ser humano em guardar emoções, desejos, suas maldades extremas.
     Antes deste filme eu via John Malkovich como um ator eterno coadjuvante - ignorância minha - e depois percebi o seu talento, seu mergulho na arte dramática.
     Antes de tudo é bom compreender que o filme, que é rotulado como fantasia, mergulha no surrealismo (Movimento artístico e literário que buscava o abstrato, o inconsciente, o gesto livre. Um exemplo de artista nesta linha é Salvador Dalí).
 
Sinopse
 
Craig Schwartz (John Cusack) é um desempregado, casado com  Lotte Schwartz (Cameron Diaz). Consegue um emprego de arquivista no andar sete e meio, onde todas as pessoas andam encurvadas. Lá ele descobre um portal que o leva direto à mente de John Malkovich, onde pode permanecer por quinze minutos em um plano de primeira-pessoa (como se fosse seus olhos) e, logo depois, é lançado à margem de uma estrada. Decorrente da descoberta uma trama que se inicia na exploração comercial do portal é iniciada e revela as mais profundas frustrações e desejos até que o verdadeiro motivo da existência do portal é revelada.
 

Comentário
 
Abra a mente, procure tentar enxergar além do plano da razão e emoção e se deixe levar pela mensagem no abstrato. As imagens são muito bem montadas e o filme muito divertido.