25º Capítulo- Apaches-
Depois da guerra entre índios apaches americanos e brancos, ficou ainda um grupo remanescente de apaches que fixaram residência entre o sul e sudoeste do Colorado. Eles resistiram à dominação do homem branco por mais tempo, vindo a dividir-se em várias tribos pequenas e nômades, mas eram considerados grandes guerreiros , conhecidos também como “ Os pele vermelha” pelos cinemas. Apesar do termo “apache” significar inimigo os índios americanos não gostavam de serem chamados assim então, intitularam-se de “ Ti-neh” que significa “O povo”, ou “Inde” que significa na língua deles “Pessoa Apache”.
A língua falada pelos índios americanos Apaches é a língua sul Atapascano, que tem origem na língua falada no Alasca e no Canadá Ocidental. Os apaches acreditavam na proteção dos espíritos das montanhas , as tribos tinham poderosos feiticeiros respeitados por todos os apaches. Ainda participavam de danças espirituais, com o objetivo de influenciar o tempo, sendo a dança da chuva e da colheita uma das mais conhecidas . Outro objetivo também era melhorar os recursos alimentares e agradecer as dádivas oferecidas pelos espíritos das montanhas em relação à colheita. Havia grupos de Apaches que se alimentavam mais da caça de animais, já outros eram mais dedicados à plantação ou aos saques que realizavam em pequenos povoados. As mulheres cuidavam dos alimentos, das moradias, da água e todas as outras funções dentro da tribo dos índios americanos, já os homens eram apenas responsáveis pela caça e pelas guerras. Os índios americanos Apaches só se alimentavam de caça de animais selvagens, colheita de plantas selvagens, negociações e cultivo de plantas, pois acreditavam que haviam animais selvagens que eram proibidos de serem comidos, como a coruja.
A palavra Apache é acreditado para ser derivado de uma palavra que significa Zuni "inimigo".
Os índios apaches são divididos em seis sub-tribos
Bedonkohe .... Be-don-ko-ele
Chieahen .... Chi-ea-galinha
Chihenne .... Chi-hen-ne, (Ojo Caliente), (Hot Springs) Apaches
Chokonen .... Cho-kon-en, Chiricahua Apache
Nedni .... Nendi
White Mountain Apache
O povo Apache (incluindo o Navajo) veio do Extremo Norte para liquidar as Planícies e Sudoeste por volta do ano 850.
Eles se estabeleceram em três regiões desérticas, a Grande Bacia, o Sonora e o Chihuachuan.
O Navajo não fazem parte da nação Apache. Eles são a sua própria nação honrada. Eles só partilham a língua Athabscan com o Apache.
O Apache fala a língua Athabscan,
que se originou na sua antiga pátria de
noroeste do Canadá.
Esses grupos distintos podem ser organizadas por dialetos:
O Apache Ocidental (COYOTERO) tradicionalmente ocupadas maior parte do leste do Arizona e incluiu a Montanha Branca, Cibuecue, San Carlos, e do norte e do sul da Tonto bandas. San Carlos, Aravaipa, White Mountain, Northern Tonto, Sul Tonto, e Cibecue no Arizona, Chiricahua e Mimbreno no Arizona e Novo México, Mescalero (Faraon), no Novo México e no México, Jicarilla (Tinde) no Novo México e Colorado, Kiowa- Apache (Gataka), em Oklahoma, e Lipan no Texas e México. Ocidental Apache (COYOTERO), Eastern Arizona.
Eles trocavam peles de búfalo, sebo e carne, ossos que poderiam ser trabalhados em agulhas e raspadores para peles, e sal do deserto com o Pueblos para a cerâmica, algodão, cobertores, turquesa, milho e outros produtos. Mas às vezes eles simplesmente viram o que eles queriam e tomavam. Tornaram-se conhecidos entre as aldeias Pueblo por outro nome, Apachu, "o inimigo".
A proeza do Apache no campo de batalha tornou-se lenda. Dizia-se que um guerreiro Apache poderia correr 50 quilômetros sem parar e viajar mais rapidamente do que uma tropa de soldados montados. | |
Além desse código de obrigações de propriedade e da família, o Apache compartilhou uma rica história oral de mitos e lendas e um legado de intensa devoção religiosa que tocou praticamente todos os aspectos de suas vidas. Medicina Homens presidiu cerimônias religiosas. Eles acreditavam em muitos seres espirituais. Usen, o Doador da Vida, o mais poderoso de todos eles. O Gans, ou espírito da montanha, foram especialmente importantes em cerimônias do Apache. Machos-se vestida com trajes elaborados para representar o Gans na dança ritual, vestindo kilts, máscaras pretas, madeira, ripas cabeça-vestidos de altura, e pintura corporal carregando espadas de madeira. A banda Mescalero consistia de seguidores e um chefe. Eles não tinham nenhum líder formal, como um chefe tribal, ou conselho, nem um processo de tomada de decisão. O núcleo da banda foi um "grupo familiar", predominantemente, mas não necessariamente, parentes. Nomeado pelos espanhóis para o cacto mescal os apaches usado para comida, bebida, e fibras. Uma caracterização do autor das pessoas Mescalero Apache do passado é a seguinte: Eles se moviam livremente, invernada no Rio Grande ou mais ao sul, que vão das planícies de búfalo no verão, sempre seguindo o sol e a oferta de alimentos. Eles possuíam nada e tudo. Eles faziam o que queriam e se curvavam a ninguém. Suas mulheres eram castas. Seus líderes mantiveram suas promessas. Eles eram poderosos guerreiros que dependiam sucesso em invadir pela riqueza e honra. Para as suas famílias eram amável e gentil, mas eles poderiam ser incrivelmente cruel com seus inimigos - feroz e vingativo quando sentiram que tinham sido traídos. Os Apaches eram nômades caçadores- coletores. Perseguiram qualquer caça selvagem localizado no seu território, especialmente veados e coelhos. Quando necessário, eles viviam da terra, reunindo frutos silvestres, raízes, fruta do cacto e sementes da árvore de algaroba. Eles plantaram um pouco de milho, feijão e abóbora como culturas. Eles eram extremamente resistentes, antes da chegada de doenças européias, e poderia viver praticamente nus na temperatura zero. Muitas bandas de Apache foram tão influenciados pelas tribos que entraram em contato que eles levaram em muitos de seus costumes e práticas. Apaches ocidentais que vivem perto dos índios Pueblo tornaram-se agricultores. Jicarilla Apaches perseguiram os grandes manadas de búfalos, como outros índios das planícies, montados em cavalos que adquiriram através de incursões no espanhol e Pueblos no final dos anos 1600. Kiowa- Apaches se tornou mais parecido com o Kiowa, uma tribo Plains, que não o seu Apache parentes. Os Lopans levantou cães para a carne como muitas tribos mexicanas para a sua sul. Em 1871, o original Reserva White Mountain foi estabelecida .Esses apaches viviam em paz até...... Autora : Margareth Rafael |