Documentário – Carne, Osso e a precarização do trabalho
Carne, Osso retrata o duro cotidiano dos trabalhadores de frigoríficos de abate a aves brasileiros. O documentário faz parte de uma cobertura da ONG Repórter Brasil sobre a precarização do trabalho nessas indústrias processadoras de proteína animal. Durante dois anos a equipe registrou diversas histórias no sul e sudeste que pudessem evidenciar diversos problemas nesses locais.
Diversos depoimento extraidos ao longo do documentário relatam as péssimas condições de trabalho que resultam em graves danos físicos e psicológicos; alucinado ritmo de produção; além de reclamações de todos os tipos, inclusive queixas dos trabalhadores que não são liberados para ir ao banheiro por seus supervisores.
Essa precarização crescente no trabalho está relacionada a um contexto de mudanças econômicas, políticas e sociais no modo de produção capitalista, geralmente caracterizado pela desqualificação nas relações de contrato trabalhista. Os trabalhadores são obrigados a se sujeitarem a péssimas condições de trabalho, baixos salários, perda de direitos trabalhistas, extensão da jornada, etc…
Ficha técnica
Duração: 65 minutos (52 minutos, na versão para TV)
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros
Roteiro e edição: Caio Cavechini
Fotografia: Lucas Barreto
Pesquisa: André Campos e Carlos Juliano Barros
Produção Executiva: Maurício Hashizume
Realização: Repórter Brasil, 2011