O Western: reflexo cinematográfico da história norte-americana
Considerado uma arte genuinamente norte americana, o cinema western representou de forma dramática uma sociedade vivente. É notável também a forte presença de dicotomias nos enredos, como por exemplo: nativo/forasteiro, força/fragilidade, bem/mal, natureza/civilização, etc.
Muitos dos filmes encaram o indígena como uma resistência negativa contra um avanço de uma sociedade eminente, nos remetendo a uma atitude implacável contra esses nativos. Nesse mesmo tempo, ocorria a Guerra Civil nos EUA, onde a população latifundiária e escravista do sul lutou contra o norte, onde a industrialização já havia se instalado e a escravidão já era praticamente suprimida pelo trabalho assalariado.
Esse estilo cinematográfico que teve seu auge entre a década de 40 à década de 70 retratava a época entre 1830 e 1890, período onde sucedeu uma expansão territorial norte-americana em direção ao oeste. Devido ao pequeno número de falas e muita ação, tornou-se um gênero literário fácil de adaptar às imagens. Inicialmente a grande dificuldade na adaptação ao cinema sonoro foi a limitação dos microfones e conseguir encaixar com harmonia sons de tiros com cantos e danças. Depois de superado esse obstáculo, a Paramount anunciava orgulhosamente em seus filmes a frase “filmado em campo aberto”.
Em 1903, o filme O Grande Roubo do Trem, apesar de ter a duração de apenas doze minutos, foi considerado um grande marco do cinema por ter sido inovador em vários aspectos como, por exemplo, filmagens externas, o uso de vários locais para gravação, movimentos de câmera e a montagem dialética. O primeiro filme a rodar em Hollywood também foi um western, em 1910, In Old California de D.W. Griffith. E o primeiro longa produzido na capital do cinema foi The Squaw Man, de 1914 com a participação do cineasta americano Cecil B. DeMille.
Alguns dos principais diretores:
Anthony Mann (1906-1967) foi muitas vezes enaltecido pela sua sensibilidade visual ao dispor de imagens do oeste americano. Dirigiu em 1953 o The Naked Spur (Brasil: O Preço de um Homem) e em 1957 o The Tin Star (Brasil: O homem dos olhos frios) estrelado por Henry Fonda. Apesar de se tornado conhecido pelos westerns, Anthony também dirigiu filmes de outros gêneros, em especial com enredos épicos greco-romanos.
John Ford, inicialmente trabalhou como ator entre 1914 à 1916. Foi considerado pela crítica um grande contribuidor para o avanço do cinema. No ano de 1939 dirigiu Stagecoach (Brasil: No Tempo das Diligências), onde destacou o iniciante ator John Wayne transformando-o num astro de Hollywood. Em 1956 dirigiu o The Searchers (Rastros de Ódio), clássico que foi filmado no cenário favorito de Ford, o Monument Valley localizado em Utah.
No Velho Mundo também foram produzidos filmes westerns. Um grande ícone fora do continente americano foi o diretor italiano Sergio Leone (1929-1989), que popularizou o estilo Western Spaghett, onde atuavam atores de diversas nacionalidades e geralmente eram gravados na Espanha na região de Almería, devido a semelhança com a genuína paisagem.
Filmes que marcaram época:
Rio vermelho (Howard Hawks, 1948) Relata detalhadamente a odisseia dos condutores de gado, os quais eram liderados por um corajoso chefe que enfrentava índios e qualquer problema que surgisse em seu caminho.
O Tesouro de Sierra Madre de 1948 que conquistou Oscar de Melhor Direção (John Huston), ator coadjuvante (Walter Huston) e roteiro adaptado.
Matar ou Morrer do ano de 1952, dirigido por Fred Zinnemann.
Shane (Os Brutos Também Amam ) de 1953, produzido e dirigido por George Stevens.
O Homem que matou Facínora (Man Who Shot Liberty Valance) do ano de 1962, estrelado por John Wayne e dirigido por John Ford.
E mais recentemente Os Imperdoáveis com Clint Eastwood na direção e no elenco.
Bang Bang à italiana:
Era uma vez no Oeste (C'era una Volta il West) 1968. Direção: Sergio Leone
Viva Django!( Preparati la Bara!) 1968. Direção de Ferdinando Baldi, com Terence Hill interpretanto Django.
Alguns atores que se destacaram através desse clássico gênero dos cinemas:
John Ford, Henry Fonda, John Wayne, Clint Eastwood, Terence Hill, Audie Murphy, Allan “Rock” Lane, Paul Newman entre outros.
Os filmes de bang bang, sofreram uma queda nas preferências cinematográficas do público no final da década de 70. Um motivo forte para isso ter acontecido foi a mudança acelerada na sociedade que ali mesmo nos filmes era citada. A economia, o desenvolvimento e o avanço tecnológico não eram mais compatíveis com o enredo dos westerns. Outro fator foi a transição para uma nova forma de filmagens, os enredos mais elaborados e imagens vanguardistas dos novos filmes. Um grande exemplo foi Star Wars do ano de 1977, que enchia a tela de efeitos especiais, estes que a cada dia vão sendo aprimorados.
É incontestável que e esse primórdio do influenciou e continua influenciando até hoje o cinema atual. Afinal, ser “bom moço” e impor ordem local de forma violenta (atualmente muitas vezes camuflada), faz parte das principais características dos antigos cowboys e dos super-heróis atuais.