Filmes Anos 80 e 90 versus anos 2000
Por que será que os filmes anos 80 e 90 tem estórias mais elaboradas do que os de 2000 em diante?
Essa com certeza é uma coisa a se analisar, se for levado em consideração que os diretores estão procurando produzir mais filmes com efeitos especiais e estórias curtas, do que filmes com grandes estórias, menos efeitos especiais e claro uma boa lição de moral no final.
As atrações que dão mais dinheiro aos produtores são aquelas que evoluem juntamente com o cinema, ou seja, você não vai querer assistir à "Forrest Gump" num cinema 3D de alta definição, quando poderia estar assistindo à "Avatar", o qual se destaca por grandes efeitos especiais. Esses filmes com lição de moral, incentivo e superação estão sendo extintos pelos grandes nomes do cinema mundial, como Universal, Warner Bros e 20 Century Fox.
Com o passar dos anos o cinema sofreu forte influencia de fatores históricos, sociais e culturais. Tudo se deve a exploração do espaço, guerras civis e militares, como acontece nos países árabes, e o grande avanço da medicina e tecnologia. Filmes como Star Wars é motivo de piada, pois todo mundo já sabe que o som não se propaga no espaço, e os filmes de ficção estão atentos a isso, como se vê no filme mais recente de nome Prometheus, claro que nesse filme eles estão em outro planeta e lá acontece alguns tiros e tal, mas enquanto estão sobrevoando o espaço não há som.
Como é bom relembrar filmes que hoje são clássicos como Karatê Kid, o qual há lição de moral, e tem uma histórica muito bacana, quem tem mais de 20 anos sabe do que eu tô falando, aquela coisa de artes marciais num tempo onde poucas pessoas lutavam e toda criança queria ser como Daniel Sam, tudo isso despertava sonhos. Mas hoje o que é tido como filmes infanto-juvenil é somente filmes de animação, claro que também é muito legal mas não é com pessoas reais e fatos que poderiam ser reais. Foi tirado de nós aquela coisa de "ser como ele", aquela vontade de ser o personagem.
Contudo, ainda existe admiração por parte de fãs em alguns filmes, mas não é como antes, hoje qualquer um pode fazer um filme, em qualquer lugar, até mesmo com uma câmera de celular, só basta ter um enredo pra convencer quem está assistindo, e um pouco de ação ou comédia. O grande problema em não ter filme de qualidade para que possamos assistir, é que se nós gostamos de qualquer porcaria que põe na nossa frente, na política será a mesma coisa, então vamos ter discernimento para poder "negar" ou "vomitar" todo esse lixo imposto tanto pelas emissoras de TV, quanto por cinemas de baixo e grande porte.