Sem esquecer deles (publicado originalmente em 13/12/2011)

A revisar os arquivos deste espaço, prestes a completar oito anos em cartaz neste jornal, e agora no tempo dos badalos dos sinos e vestimentas de Papai Noel, notei o total branqueamento acerca dos hoje clássicos ‘Esqueceram de Mim’, cujas produções miram os distantes anos de 90 e 92 (sim, você está velho – já se passaram duas décadas). Se o leitor da coluna está acostumado a ver televisão no final de dezembro aprendeu a se acomodar na poltrona para assistir a todas as confusões do menino Kevin McCallister (Macaulay Culkin), às voltas com atrapalhados ladrões Marv (Daniel Stern) e Harry (Joe Pesci). Quem não conhece o enredo é bom saber sobre a ótima comédia de que se trata, por concentrar em se cerne uma leva de bons atores. Ainda por cima, a obra conquistou, mas não ganhou, as duas indicações ao Oscar – melhor trilha sonora e canção.

O roteiro é simples, divertido e limpo. Aliás, parêntese aqui. Geralmente, e aprendi isto recentemente, os filmes comemorativos – Natal, Ação de Graças, Ano Novo – desmerecem uma análise autêntica. Estudar os motivos de o diretor ter feito isto ou aquilo, os atores que falaram de tal ou daquela maneira, tudo isto importa pouco. O relevante é o teor a fita, a sua intenção, o objetivo de entreter e alegrar a criançada. Os adultos, bem, deixem-nos pra lá. Fechamos nosso parêntese. No script, a família McCallister vai passar as férias de 25 de dezembro com toda a sua família: tios, primos, irmãos, pais etc... Porém, por um lapso, os pais Peter e Kate (John Heard e Catherine O’Hara) deixam para trás o petiz Kevin, que fica solitário em casa (espécie de mansão dos EUA). A partir daí, arquiteta muitas manobras a se livrar dos dois empecilhos Marv e Harry.

Chris Columbus, o diretor, é um velho conhecido do mundo do cinema. ‘Esqueceram de Mim’, de 90, foi o seu terceiro longa-metragem. Depois, também comandou outro ultrasucesso, ‘Uma Babá Quase Perfeita’ (1993), com os craques Robin Williams e Sally Field. Além da Babá, Columbus realizou com Williams ‘O Homem Bicentenário’ (1999), além de trabalhos com Harry Potter: ‘A Pedra Filosofal’ (2001) e ‘A Câmara Secreta’ (02), estes de menos expressão, mesmo sendo de fama mais elevada. Na sequência ‘Esqueceram de Mim’, de 1992, ele aparece, mas não é creditado, numa cena dentro da loja de brinquedos. John Hughes, o roteirista, também é um conhecido da sétima arte. Redigiu, dentre outros, ‘Dennis: O Pimentinha’ (1993), com Walther Matthau, e o remake de ‘O Milagre da Rua 34’ (1994) e o cult ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986).

O par de ‘Esqueceram de Mim’, diga-se, é obrigatório para quem ama o Natal e gosta de histórias que fazem dar risada, mas uma risada de qualidade, e que, evidentemente, contêm uma ponta lacrimejante. Claro, ninguém em sã consciência produz um longa sem pitadas de emoção, sem aquele abraço fraterno de mãe e filho, que todos ficam felizes pra sempre no final. Ademais, sempre é bom relaxar na frente da telona ou da telinha. Mas lembrem-se: com qualidade, hein!

Mais no www.recantodasletras.com.br/autores/rodrigoromero .

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 13/12/2011
Código do texto: T3386309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.