O show da vida
O que você faria se descobrisse que sua vida é uma farsa ? Que os seus amigos, vizinhos, até mesmo família são todos atores ? O que faria se descobrisse que tudo á sua volta é manipulado e até a cidade em que vive é cinematográfica ?
Isso ocorreu com Truman Burbank, um vendedor de seguros que nasceu e viveu na pacata cidade de Seaheaven, um lugar onde tudo era belo e as coisas ocorriam em perfeita sincronia. Perfeito e belo até perceber, pouco antes de completar trinta anos de idade, que fatos estranhos e duvidosos estavam acontecendo. Intrigado ele resolveu testar os acontecimentos e descobriu que grande parte, ou melhor, tudo que o cercava era falso.
Isso não aconteceu de verdade, para o alívio e a sensação de segurança dos leitores, mas foi roteiro de um filme americano protagonizado por Jim Carrey, que fazia o papel de Truman Burbank, e dirigido por Peter Weir.
Em “O Show De Truman”, o vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey), é abandonado pelos pais ainda bebê. Truman é adotado por uma rede de televisão que o cria num mundo irreal, a cidade onde vive é um imenso cenário, sua esposa, amigos, vizinhos, são todos atores contratados. Sua vida é uma farsa acompanhada em tempo real por milhares de telespectadores.
O filme mostra uma pequena semelhança com o estado atual dos grandes veículos de informação, e aborda também um assunto que vimos há pouco tempo envolvendo os escândalos com alguns jornais ingleses, a falta de privacidade, e a ousadia das empresas em violar os direitos alheios para conseguir um furo, ou ate mesmo para ganhar uns pontos de audiência. Reality Shows que mostram um lado obscuro e desconhecido de algumas personalidades do mundo da fama, o apelo sexual das novelas, e agora até anúncios de publicidade pegam pesado para conseguir atrair á atenção dos telespectadores.
Com tudo isso acontecendo no mundo da informação, fica a questão proposta para que o leitor tire suas próprias conclusões. Será que realmente vale tudo ? Será que as emissoras de TV, as produtoras de publicidade, redações de jornais e até as grandes revistas polêmicas estão pegando pesado para atrair a sua atenção ?
Roger Batista, São Paulo, Curso de comunicação Novolhar.