Clichês de Personagens em Filmes de Zumbi
1 - O Protagonista: É sempre alguém que nunca atirou na vida e, quando tem acesso a uma arma, subitamente se torna um exímio atirador de elite. Geralmente está em coma ou algo do tipo, e acorda no começo da história sem saber de nada. Mesmo tendo perdido família, amigos e seu cachorro de estimação, continua inabalável...
2 - O Escroto: É o cara chato que todos querem que morra. Geralmente é rico, ou mimado, ou ainda um rico mimado. Passa a porra do filme inteiro fazendo piadinhas ridículas e sendo sarcástico, para em dado momento morrer de uma forma ridiculamente esdrúxula.
3 - A Peituda: Indefesa e mortal, infantil e fria, é a personagem sem sentido. Está ali apenas por ser bonita. Numa situação "real", teria morrido assim que a confusão toda começou. Mas é claro que uma patricinha do subúrbio, sedentária e fresca vai conseguir escapar de uma multidão de mortos-vivos, conseguindo ainda se juntar a outros sobreviventes num canto ermo e sujo da cidade...
4 - O Negão: Ele comanda, ele nunca morre, ele sempre está por cima e tem uma arma maior que a de todos! Esse personagem parece ser abençoado por Chuck Norris e nunca é mordido, nunca leva um tiro e consegue carregar armas de 50 kilos como se fossem almofadas. Ele nunca fala nada, apenas atira. E como atira.
5 - A Criança: Você pensa, "óbvio que num zombie outbreak, as crianças seriam rapidamente dizimadas", mas não, você nunca vê uma criança zumbi nesses filmes. E sempre que há alguma criança no grupo, ela magicamente consegue escapar de todos os perigos (geralmente, salva pelo Negão) sem nem se arranhar.
6 - A Lista Negra: Sempre que um grupo se forma num filme de zumbis, você já consegue determinar quem está marcado para morrer. A velhinha simpática, o jovem otimista, o cara super prestativo... Sempre são os tipinhos legais que são estraçalhados primeiro. Talvez para dar uma carga psicológica ainda mais pesada aos telespectadores, os diretos gostam de dar a essas personagens uma morte bem feita, cheia de urros de dor e intestinos sendo puxados para fora do corpo.
7 - O Avulso: O diretor criou a lista de personagens, daí começa a escrever um esboço de roteiro. Trabalho inicial feito, ele percebe que uma personagem não está muito bem colocada, tá meio apagada... Sem encontrar algum jeito inteligente de incluí-la na história, é criado então um louco! Sim, um louco! Como se já não bastassem os zumbis, o grupo ainda tem que lidar com um personagem cheio de problemas psicológicos que faz merda nas horas mais impróprias. É ele que abre o portão dos fundos do casarão pra ir fumar um cigarro, é ele que abre a janela do 2º andar da casa porque é claustrofóbico, é sempre ele que ferra com todo mundo. E o mais engraçado é que ninguém se irrita com ele, só o Escroto, que por sua vez é odiado por todos. Vai entender...
8 - O Zumbi Alfa: Ainda que zumbis sejam mortos-vivos que possuem apenas seus instintos vitais preservados ou humanos acometidos por uma cepa mutante do vírus da raiva, parece que eles mantém certos hábitos da sociedade "racional", como o de cultuar líderes. Sempre há um zumbi-guia, aquele que vê uma janela entreaberta e grita na linguagem-zumbi: Corre pra'li negada! Sempre há aquele que olha mais a frente, através dos vidros da porta de entrada do shopping e identifica o Avulso passeando tranquilamente, como se não houvesse um apocalipse lá fora.