As esposas de Stepford x As mulheres perfeitas

O canal SyFy exibiu os dois filmes em sequência neste final de semana, o que permitiu comparar ambos e questionar a razão de se fazer uma refilmagem. O filme original não é muito conhecido, não é um clássico e não tem nada marcante.

Ambos os filmes são baseados no livro escrito em 1972, por Ira Levin (autor de “o bebê de Rosemary”) e têm o mesmo título em inglês, mas em português o original se chama "as esposas de Stepford" e a refilmagem, "as mulheres perfeitas".

A história é a mesma: Um casal de Nova York, com dois filhos, muda-se para a pequena comunidade de Stepford, onde pretendem viver harmoniosamente e longe do barulho e stress da cidade grande. Nessa comunidade as mulheres são extremamente domésticas, preocupando-se com os cuidados com a casa, com os filhos e principalmente com o bem estar dos maridos. Os homens se reúnem em um clube, o “clube dos homens de Stepford”.

Há uma diferença de 29 anos entre as duas produções. O feminismo e a situação da mulher mudaram radicalmente nesses anos.

Podemos considerar o primeiro filme como uma crítica ao desejo masculino de ter em casa a “esposa ideal” e ao desejo feminino, ainda arraigado naquele tempo, de se casar e ser a “esposa ideal”.

A atriz principal, Katharine Ross, participou dos filmes “Butch Cassidy” e “a primeira noite de um homem” e é o único nome efetivamente conhecido dessa primeira versão. Já a versão mais recente traz os nomes de diversos atores e atrizes famosos. E fica a pergunta, por que eles se meteram nessa furada?

O filme original é incomparavelmente melhor que a refilmagem. Tem um tema coerente com o seu tempo. Um roteiro eficiente e coeso. Tem personagens profundas e com um perfil psicológico adequado. Joanna é uma fotógrafa free-lancer. Quer ser uma boa esposa e boa mãe, mas não quer abrir mão de sua profissão. Seu marido é o típico “homem da casa” dos anos 60/70, que não entende a razão da mulher querer ser independente. A melhor amiga de Joanna, Bobbie, segue o mesmo estilo e ambas não entendem o comportamento das demais mulheres, que só pensam na limpeza da casa e no que irão fazer de jantar para os maridos. Joanna se assusta e decide-se mudar de Stepford quando descobre que sua melhor amiga voltou mudada de um final de semana em que viajou com o marido. Veste um uniforme igual às demais, limpou a casa e só pensa em preparar quitutes na cozinha. Ao não encontrar os filhos em casa, vai até a sede da “Associação” e descobre que estão fazendo um robô com todas as suas características, auxiliados por seu marido. Tenta escapar. A cena final mostra as mulheres de Stepford fazendo compras no supermercado, e no meio delas, vemos Joanna, com seu vestido impecável e carrinho cheio.

Na versão de 2004, Joanna é uma executiva estressada de um canal de televisão. Tem como melhores amigos em Stepford, Bobbie (Bette Midler), uma escritora maluca, que não liga para a limpeza de sua casa e um gay, candidato a senador. A “associação de homens de Stepford” se reúne para brincar com robozinhos. Em uma dessas reuniões, Walter é apresentado a uma “mulher perfeita”, que é capaz de soltar dinheiro pela boca, após o marido lhe entregar um cartão. Em outra cena, uma mulher tem os seios aumentados ou diminuídos através de um controle remoto! As mulheres são lideradas por Claire (Glenn Close), personagem inexistente no filme original. Os personagens são rasos e sem nenhuma profundidade. Ao contrário da Joanna de Ross, a Joanna de Kidman, é altamente volúvel. É facilmente convencida pelo marido e no dia seguinte a sua cozinha está cheia de quitutes feitos por ela! E troca sua roupa de executiva bem sucedida por um vestido igual as demais mulheres! Por opção! Assim como no original, Bobbie e o amigo Gay são transformados. Mas isso não assusta Joanna, que só decide fugir quando assiste ao lançamento da candidatura ao senado do amigo e percebe que ele deixou de ser tão gay quanto era antes...

Ela invade a Associação e descobre que o marido está aliado aos demais homens e que ele também a quer transformada em um robô. A razão? Todos são casados com mulheres poderosas, juízas, médicas, executivas. E estão cansados de viver à sombra dessas mulheres. A Solução? Transformá-las em robôs.

Após ser “substituída”, surge a cena do interior do supermercado, onde as mulheres estão com os seus carrinhos. Em dado momento vemos a imagem de Joanna, igual às demais.

Se o filme tivesse terminado nesse ponto, seria igual ao original e pronto. Mas os tempos são outros e a atriz principal é Nicole Kidman. O final não poderia ser esse. Então o filme continua. Há um baile na associação e Joanna e seu marido estão presentes. Em dado momento, Walter saí e desce até o laboratório, onde começa a desativar os implantes colocados nos cérebros das mulheres! Pasmem, elas não são robôs, são mulheres normais, que sofreram lavagem cerebral!

Na realidade Joanna estava fingindo ser uma “convertida”, pois Walter não teve coragem de levar adiante o plano. Com as mulheres novamente conscientes, a vida volta ao normal. Joanna tem de volta seu programa, o amigo gay vira senador e Bobbie tem seu livro publicado e transformado em Best-seller. E quanto aos maridos? Como castigo são obrigados a viver como “donos de casa”, fazendo compras no supermercado de Stepford. Oras, estamos em 2004, as mulheres foram enganadas e perderam anos de suas vidas. São juízas, médicas e advogadas. E elas não processam os maridos? Nenhum deles vai para a cadeia? Ninguém se divorcia?

Tirando o fato que o filme é cheio de falhas, pois se as mulheres não são robôs e sim humanas com um chip implantado, como se explica o aumento dos seios e principalmente as notas de um dólar que saem da boca de uma das esposas, após enfiar o cartão na boca? Como puderam se esquecer disso na continuidade da história?

Esqueça a refilmagem de 2004. Se você tiver interesse na história, procure o filme original de 1975.

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Fichas técnicas:

As Esposas de Stepford – The Stepford Wives – 1975

Katharine Ross – Joanna

Paula Prentiss – Bobbie

Peter Masterson – Walter

Direção: Bryan Forbes

Roteiro: William Goldman

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Mulheres Perfeitas – The Stepford Wives – 2004

Nicole Kidman – Joanna

Bette Midler – Bobbie

Glenn Close – Claire

Matthew Broderick – Walter

Christopher Walken – Mike

Direção: Frank Oz

Roteiro: Paul Rudnick

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 08/03/2011
Código do texto: T2834758
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