Apresento-lhes ao cinema Sul-coreano
Nunca tive preconceito com cinema de nenhum lugar, mas confesso minha antipatia em por alguns filmes asiáticos afinal nem Ang Lee (O Tigre e o Dragão-2000, O Segredo de Brokeback Mountain-2005) nem Jonh Woo(A Outra Face-1997, Missão impossivel 2-2000) numca me impressionaram, aliás Woo em seu inicio de carreira chegou a fazer excelentes filmes de ação como os dois primeiros da trilogia estrelada pelo então desconhecido Chow yun fat Alvo duplo 1 e 2- 1987 e 1988 mas depois de obter a fama caiu nos deslizes "saborosos" dos clichês Norte-americanosme.
Mas ultimamente o que tem me chamado atenção são as "especiarias" cinematográficas Coreanas vou falar primeiro de Oldboy-2003 conduzido pela mágica direção de Park Chan-wook que consegue envolver num roteiro complexo, e instigante conseguindo assim deixar boqueaberto seu publico em Cannes do qual venceu o festival de jure em 2003 sendo apresentado por Quentin Tarantino, com ambientes diferentes iluminação original e trilha sonora lenta, o diretor consegue atingir uma certa perfeição num longa que mistura ação e um drama digno de Shakespeare, O longa se desnha quando Oh Dae-su (Choi) é raptado e encerrado numa prisão particular, sem que lhe seja dada justificação alguma. Passa 15 anos enclausurado, sozinho, num quarto com casa de banho e um televisor que lhe permite ter contacto com as mudanças no mundo exterior. O quarto é impregnado regularmente por um gás soporífero, precedendo a intervenção dos captores, que assim limpam o local ou cortam-lhe o cabelo, sem que o prisioneiro troque quaisquer palavras com outros humanos. Depois da libertação, Dae-su concentra-se exclusivamente na vingança; em descobrir quem o prendeu e quais as suas razões. Mas a tarefa não é fácil; tem de se adaptar a uma realidade década e meia à sua frente e é suspeito de um homicídio cometido durante o cativeiro. Mi-do (Kang), uma cozinheira de sushi de mãos frias vai ajudá-lo a procurar uma resposta para a pergunta que não lhe sai da mente: porquê? Baseado numa manga em 8 volumes de 1997, com argumento de Tsuchiya Garon e desenhos de Minegishi Nobuaki. Park por sua vez aproveitando o embalo lançou mais dois excelentes filmes formando uma trilogia de vingança com (Lady vingança e Mr. Vingança). O sucesso de Oldboy foi tão arrebatador no mundo que o roteiro ja foi comprado por uma produtora de Hollywood, e se diz nos bastidores que será dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Will Smith, mas assistam a versão original antes que os americanos o estraguem.
Meu outro destaque é recente chama-se O caçador, a mais nova força do cinema Sul-Coreano, com um pesado clima de tensão uma série de arrisques e principalmente criatividade e talento de sobra.
A trama é centralizada em Joong-ho, cafetão decadente que administra seu negócio à beira da falência. Sua situação piora ainda mais com o desaparecimento de duas prostitutas que tinha sob o seu comando. Na base do desespero, ele chantageia a jovem Mi-jin, a última de suas garotas, para que ela vá trabalhar, mesmo febril e doente. Com uma filha pequena para criar, Mi-jin é obrigada aceitar a pressão do patrão, sem saber que com isso está caindo diretamente nas mãos de um violento serial-killer.
Só pra Constar o filme bateu todos os recordes de bilheteria em seu país de origem e seu roteiro já foi comprado pela academia americana também e especula-se que Leonardo di Caprio estará no papel principal e minha opinião é a mesma.
Vale a pena conferir...