As Cartas Psicografadas por Chico Xavier – Folhas de um esplendoroso girassol.
Contextualizo a trilogia cinematográfica baseada na vida e na obra de Chico Xavier mentalizando a figura de um belo girassol, altivo e feliz, cujas raízes absorvem e fixam as propriedades da terra; o caule aponta sempre na direção do céu, garantido o sustento e a conexão entre as raízes e a parte área; e, finalmente, as folhas - que realizam a fotossíntese, em permanente ligação com as raízes, num interfluxo permanente de componentes vitais entre os elementos terrestres e aéreos da planta.
Assim, as raízes ilustram o primeiro filme, baseado no livro “As vidas de Chico Xavier”, é o enfoque na existência terrena do médium a nos emocionar com a pessoa humilde por trás da grande obra.
O segundo filme, “Nosso Lar”, baseado no seu livro de maior sucesso, figura-nos como um caule se erguendo sempre na direção dos céus, elevando nossa imaginação às experiências da vida após a vida, fazendo-nos meditar na dimensão espiritual das muitas moradas celestiais e, sobretudo, possibilitando-nos um vislumbre de nossa eternidade e bem aventurança, como imagem e semelhança de Deus.
Por sua vez, o terceiro filme: “As Cartas Psicografadas por Chico Xavier”, representa todos os inúmeros livros e cartas psicografas por ele, obras que nos ensinam a sempre olhar em direção à luz. São como as folhas de um esplendoroso girassol, flor que acompanha o movimento do sol, e simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva à todos que estão à sua volta.
Graças a Deus, a “fotossíntese” destas folhas exala a essência do espiritismo e ajuda a dissipar as trevas da ignorância e do egoísmo que desencaminham e aprisionam a nossa alma pós-moderna, pois as suas mensagens de fé, esperança e amor, inspiradas no Cristo, estabelecem um intercâmbio entre os peregrinos encarnados e os seus irmãos que despertaram para a realidade maior do mundo espiritual e, principalmente, reafirmam que A VIDA É DE VERDADE E É PARA SEMPRE. Por isso, “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”, conforme semeou e cultivou o grande médium.