'Já foi ao banheiro?' (publicado originalmente em 9/11/2010)

Alguns atores sabem conduzir a carreira até mesmo quando as histórias são ruins. O caso de Robert Downey Junior é este. 'Um Parto de Viagem', estreado há quatro dias no país, que protagoniza ao lado de Zach Galifianakis, prima por ser de pouca fulguração, mas detém o poder de entreter bem muito por causa do trabalho de Downey Junior. Depois de ser Chaplin, Homem de Ferro e Sherlock Holmes, o ator é o arquiteto Peter Highman, um homem com rasa sorte. A esposa Christine (Michelle Monaghan) está prestes a dar a luz em Los Angeles e ele está do lado oposto dos EUA. Após muitas confusões, Highman encontra Ethan Tremblay (Zach), aspirante a ator que está indo para Hollywood.

'Um Parto de Viagem', como você pode notar, é uma espécie de road movie colorido, repleto de piadas (umas sem graça) e determinadas escatologias que poderiam ser cortadas. No entanto, há os planos belos de fotografia, onde as câmeras voam, por exemplo, pelo Grand Canyon. As inspirações em 'Sem Destino' (1969), principalmente, freiam por aí. Só as rodas existem em comum. Mais nada.

O diretor Todd Phillips perde a mão em situações periclitantes na obra. Há diálogos que, por iniciativa própria dele, deveriam ter mais realce. A sorte de Todd é estar acompanhado de Downey. O script tem boa levada quando ele está em cena demonstrando toda a impaciência, desgaste e ira de seu personagem. Sequências pouco críveis, como a do acidente de carro, destoam da linha regular da fita e ainda da atuação de Zach, parceiro do diretor em 'Se Beber, Não Case' (2009). Em 'Um Parto...' o ator não abandona sua figura bonachona com a barba e os cabelos encaracolados, aqui desta forma devido a 'permanente' feita nos fios capilares, além da bem formosa barriguinha de refrigerante (s).

A ingenuidade de Ethan e o seu cão Sony fazem as vezes da criança que, acredite, pode estar em cada um de nós. Aliás, 'Um Parto de Viagem' é um filme infantil. Quando Peter pergunta a Ethan 'Você é adulto suficiente? Já foi ao banheiro?' ele está falando conosco (!). Trata-se de uma forma de conversar com o público e pegá-lo pela mão. As falas cortantes, idas e vindas de reconciliações entre a dupla e a impressionante química de ambos determinam o curioso sucesso da aventura. Claro, pela experiência, é Downey quem impõe as cartas, porém Zach tem zapes nas mangas e os joga quando se menos aguarda. Reparem nos instantes de silêncio. É o banho de Ethan em Peter. Com a sua carência o futuro hollywoodiano conquista pela dó o frio, insensível arquiteto (Peter chega a cuspir em Sony).

O longa, no seu propósito, atinge os objetivos. Diverte ao ponto de dar gargalhadas, como na cena em que Jim (Jamie Foxx, de 'Ray' – 2005), amigo suspeito de Peter, lhe dá a carona e passa nas valetas, castigando Ethan e Sony, na caçamba da caminhonete, pulando ao sobressalto. Hilário, não? É mais uma comprovação de que 'Um Parto de Viagem' é infantil, ou 'infantilóide'. Se chega ao ponto de perguntar se alguém já foi ao banheiro, nós só esperamos a hora de rir. E isto ocorre bastante aqui.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 09/11/2010
Código do texto: T2605208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.