'B' de besteirol (publicado originalmente em 15/6/2010)

Mais famosa pelas suas curvas ao talento na atuação, a atriz e cantora Jennifer Lopez protagoniza o filme 'Plano B', que estreou sexta-feira no Brasil. E é, com todas as letras, uma bobeira americana...

Aliás, foi como escrevi outro dia: os meses de junho e julho são aptos a isto – fitas fracas e sem o devido salitro. Jennifer é Zoe, uma dona de pet shop que está com muita vontade de ser mãe. Porém, sem encontrar a tal pessoa certa, resolve fazer inseminação artificial. Mas, 'o que é a vida', como diria Antônio Abujamra. No dia em que é inseminada, ao entrar num táxi em dia de chuva forte, um fortão invade o veículo também.

E a confusão dá no inequívoco gesto de amor. Depois de idas e vindas, o boa-pinta Stan (Alex O'Loughlin) consegue conquistá-la. Ele não sabe da gravidez artificial da moça e leva um susto e tanto quando o caso é narrado por ela. Aceita caminhar ao lado dela e servir como mirmidão. Claro, com Jennifer Lopez, né...

A carreira no cinema de J.Lo, como é conhecida a artista, é cheia de baixos. Os altos são, para dizer a verdade, médios. Quando completar 41 anos (!!), dia 24 de julho, verá a sua trajetória como atriz com as manchas de, por exemplo, 'Anaconda' e 'Selena' (ambos de 1997). Contudo, terá no currículo trabalhos na parceria de gente do escalão de ouro, como Jack Nicholson em 'Sangue e Vinho' (1995, ainda como uma mera empregada, amante do astro) e Robert Redford e Morgan Freeman em 'Um Lugar Para Recomeçar' (2005). Jennifer não é má atriz, mas é uma cantora de gostos duvidosos. Nos palcos, costumava apelas às suas já citadas curvas ao gogó propriamente dito. Coincidentemente, em um trecho de 'Plano B', Zoe dá a Stan o gosto de ver como era o seu traseiro antes de engravidar, por meio da foto que um ex-namorado tirou dela na piscina, de biquíni. É a galhofa inteligente no roteiro, o sincero 'dar risada de mim mesmo'.

Com as filmagens ocorrendo entre 11 de maio e 25 de julho de 2009, 'Plano B' não disse a que veio e enche o espectador com piadas forçadas e cenas grotescas, como o parto normal de uma amiga de Zoe, que fica mais parecendo um filme de terror. O roteiro tem boas sacadas, como o tema em si. Polêmicas e discussões à parte, a inseminação artificial atrai mulheres independentes que desejam criar bebês sem ter o pai como presença. E Jennifer, aparentando ter 25 anos, esbanja sensualidade, categoria nas sequências.

Como estreia na telona, o diretor Alan Poul compromete pouco. Auxilia onde tem que auxiliar. Faz a sua mão surgir nas cenas em que são esperadas, como nas finais. Mesmo sendo uma fita rala, 'Plano B' serve para entreter, diferente de 'Querido John' (2010), ainda em cartaz, cujo papel no ecrã é desprezível. Você dá boas risadas, como nas conversas de Stan no parque com um amigo e O'Loughlin e Jennifer têm química suficiente para segurar a trama. Fora estas duas características, o longa raramente mostra alguma surpresa. Se aceitarem que a letra 'B' do título aportuguesado for de 'Besteirol', vale o ingresso para vê-lo.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 18/06/2010
Código do texto: T2327059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.