Miragens (publicado originalmente em 7/5/2009)

Ao se casar, April e Frank Wheeler prometem viver uma vida diferente daqueles pares românticos que caem na rotina depois de meses de união. Eles estão na década de 1950. Ali o preconceito vale muito. O homem precisa trabalhar para sustentar a casa e a mulher é a responsável pelo zelo do lar. Porém, ela e ele amarram-se no dia-a-dia atroz odiado pelos próprios. O senhor Wheeler labuta diariamente na fábrica onde seu pai compareceu por 30 anos e se aposentou. A senhora Wheeler cuida da casa, recebe vizinhos para conversar e faz o almoço e o jantar à espera do marido. Caíram em um buraco e está difícil se fugir dele. Entretanto, um dia, quando ambos têm a certeza de que tudo afundará, April vem com a ideia deles viajarem, ou melhor, se mudarem de vez a Paris. Frank largaria o emprego e ela o sustentaria trabalhando como secretária. “Os franceses precisam de gente”, diz a entusiasmada dona-de-casa. Ao narrar a ousadia, os vizinhos estranham. Não estão acostumados a reviravoltas como esta. Todavia, algo de ruim ocorrerá.

As linhas anteriores são o resumo de ‘Foi Apenas um Sonho’ (2008), longa-metragem dirigido por Sam Mendes (de ‘Beleza Americana’ –1999 e ‘Estrada Para a Perdição’ –2002) e protagonizado por Kate Winslet (esposa de Mendes) e Leonardo DiCaprio, o casal de ‘Titanic’ (1997). Com script cáustico, forte e colérico, a trama nos envolve sem que percebamos. Conta a história de um sonho não realizado, passa por decepções, frustrações, arrependimentos, angústias, depressões e traições. Ficou assustado? Pois tem mais. Mas o filme é bem traçado. Mendes captou satisfatoriamente as páginas do roteirista Justin Haythe e levou às telonas um drama incrível e inesperado. Complementam a fita como excelentes coadjuvantes Kathy Bates e Michael Shannon. A dupla, junto com Richard Easton, interpretam a família que indicou a casa aos Wheeler. São impertinentes e intrometidos, principalmente a mãe Helen (Kathy) e o filho John (Shannon). Howard (Easton) pouco ouve a esposa e o filho. Não liga. Está preocupado em ler os jornais.

Outro ponto importante em ‘Foi Apenas um Sonho’ está no intrigante casal Shep e Milly Campbell (os atores David Harbour e Kathryn Hahn), também vizinhos de April e Frank. Existe nos Campbell uma admiração platônica pelos Wheeler. São modelo de amor, carinho e paixão. Quando recebem a notícia da viagem a Paris, ficam atônitos. Parecem enraivecidos, mas nada demonstram. Do lado de Shep há o claro ardor sexual por April. Contudo, vivem harmoniosamente. Saem os quatro juntos, frequentam as casas... Apesar disto, a inveja e os ciúmes e a cobiça rondam seus pensamentos. Estão sem escapatória. Tragédias se anunciam. Soma-se a isto que John, psicótico filho de Helen, recém-saído de um hospital psiquiátrico, começa a dar pitacos ultra-sinceros na relação de April / Frank. Nada será como antes. Nunca. Tudo ruirá.

Fora das câmeras o alto teor libidinoso parece ter atacado os envolvidos. Mendes, por exemplo, não quis assistir no set a cena de amor entre os personagens da esposa Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. Em outra sala, via monitor, acompanhou os movimentos e deu orientações, sabe-se lá como. Devido a ciúmes dele, inclusive, chegaram a ficar separados alguns meses, reatando depois. Realmente, vida de diretor e / ou ator casado com uma atriz bonita como é Winslet, e vice-versa, não é fácil. Tem de ter jogo de cintura.

As filmagens não demoraram. Aconteceram entre o fim de maio e o início de agosto de 2007. E era Todd Field o primeiro escalado para dirigir a fita. Preferiu tocar o projeto de ‘Pecados Íntimos’ (2006), na qual a protagonista de ‘Titanic’ também está. Aliás, outro dia neste espaço comentei sobre o trabalho dos atores Laura Linney e Philip Seymour Hoffmann em ‘A Família Savage’. Escrevi sobre os bons préstimos que ambos dão ao cinema por, na maioria das vezes, escolherem histórias boas de se ver. Com K. Winslet acontece o mesmo. Na sua filmografia só tem coisa muito boa – desde ‘Almas Gêmeas’ (1994) e ‘Razão e Sensibilidade’ (1995), passando por ‘Contos Proibidos do Marquês de Sade’ (2000) e ‘Em Busca da Terra do Nunca’ (2004), até chegar a ‘Pecados Íntimos’, ‘O Leitor’ (2008) e este ‘Foi Apenas um Sonho’. E ela não tem medo de se expor. Ao contrário. Dos filmes que citei, só no de 2004 ela não aparece sem roupa.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 29/09/2009
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