Brasileiros são os mais capacitados da América Latina, segundo pesquisa - Em 19° lugar no ranking global, Brasil se destaca em habilidades digitais

Enquanto o mercado de trabalho lida com uma rápida evolução da tecnologia, os profissionais correm contra o tempo para acompanhar as novas competências do meio corporativo. Os brasileiros, porém, já entraram no ritmo das mudanças. De acordo com relatório divulgado em 26 de junho pela plataforma de aprendizagem online Coursera, o país é o mais qualificado da América Latina e do Caribe, principalmente em habilidades digitais.

Na América Latina, o Brasil é seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações de negócios individuais (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) lideram regionalmente, enquanto México tem 54%/77%/81%, Chile, 66%/74%/83 %, e Colômbia, 50%/73%/79%, respectivamente. Globalmente, o país ocupa o 19° lugar em termos de proficiência geral em competências, atrás da Finlândia (18º), Noruega (17º) e Coreia (16º).

Na competência de Ciência de Dados, o país alcançou a pontuação mais alta na América Latina e no Caribe e a décima sétima no mundo. Só nos cursos de IA generativa, as matrículas tiveram um aumento de 1.079% no Brasil.

Para Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, os resultados apontam para um futuro de aprendizagem e capacitação dos profissionais. “A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade de estratégias inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva.”

Relatório se baseia em insights de 109 países e 148 milhões de alunos

Apesar do olhar voltado para o digital, a pesquisa indica que os brasileiros também procuram uma combinação de competências humanas, como colaboração, adaptabilidade, negociação e análise de pessoas.

Leia mais em:

https://forbes.com.br/carreira/2024/06/brasileiros-sao-os-mais-capacitados-da-america-latina-segundo-pesquisa/