O Perdão e o Impacto no Corpo Uma Perspectiva Hormonal

Por Fernando Vieira Filho¹

Quando nos entregamos à reclamação constante e à ruminação de mágoas, ressentimentos e ódios - todos sentimentos tóxicos -, inadvertidamente desencadeamos um estresse crônico em nosso corpo. Esse estado prolongado de estresse tem um efeito direto na produção exagerada e contínua de cortisol, um hormônio associado a diversas consequências negativas para a saúde.

O excesso de cortisol pode resultar em danos ao endotélio vascular, a camada de revestimento dos vasos sanguíneos, potencialmente levando a problemas como hipertensão arterial, AVC e enfarto. Além disso, o aumento do cortisol desregula a produção de insulina, aumentando o risco de desenvolvimento de diabetes. Também interfere na liberação de neurotransmissores como serotonina e dopamina, contribuindo para quadros de depressão e ansiedade.

Outro aspecto preocupante é o impacto negativo do cortisol no sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a uma variedade de doenças, especialmente infecções. O acúmulo excessivo de gordura abdominal, um efeito colateral do excesso de cortisol, pode indicar a presença da Síndrome de Cushing, uma condição que traz uma série de complicações orgânicas.

No entanto, há uma abordagem terapêutica poderosa para lidar com esses sintomas: o perdão. A prática metódica e sistemática do perdão não apenas atua na prevenção desses problemas, mas também serve como um auxiliar eficaz no tratamento quando já estão presentes ou somatizados no paciente.

O perdão tem o poder de curar os sentimentos tóxicos que alimentam o estresse crônico, promovendo, assim, a saúde e a qualidade de vida. Reconhecer e superar esses sentimentos não só alivia o fardo emocional, mas também traz benefícios tangíveis para o bem-estar físico e mental.

¹ Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.

E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

Contato pelo fone: (34) 9 9972-4096 (WhatsApp).

Conheça seus blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

http://centrodecuradossentimentos.yolasite.com

https://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

https://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

https://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/