E O JAPÃO É O QUINTO PAÍS A DESCER NA LUA.... QUANTO CUSTA AO POVO JAPONÊS...?!
O JAPÃO É O QUINTO PAÍS A POUSAR NA LUA!!!
Alunissagem da SLIM contou com manobras inéditas, mas analise sugere que há um problema com o sistema de energia
Após o feito histórico da Índia, agora foi a vez do Japão realizar o tão esperado pouso controlado em solo lunar. Nesta sexta-feira, 19, o país completou, com sucesso, a alunissagem do Pousador Inteligente para Investigar a Lua (Slim, na sigla em inglês), se tornando a quinta nação a consegui pousar no satélite natural da Terra, atrás da antiga União Soviética, dos americanos e, mais recentemente, dos chineses e dos indianos. O país ainda é um dos primeiros a chegar próximo ao polo sul do satélite.
Em órbita desde 25 de dezembro, a sonda desenvolvida pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) deu inicio ao processo de preparação no último dia 10, quando a altura foi progressivamente reduzida de 600 para 15 quilômetros. O processo de descida começou ao meio dia, no horário de Brasília, de maneira autônoma. Após a Slim analisar algumas vezes o solo, em busca do local próximo a cratera Shioli, definida como alvo, a alunissagem ocorreu, sem imprevistos, sendo finalizada às 12h20.
Após checar o status da nave, a agência confirmou o sucesso da operação. No entanto, a mesma análise indicou que o sistema de carregamento solar não está funcionando como esperado. “Acreditamos que o pouso suave em si foi bem-sucedido, pois a espaçonave enviou dados de telemetria, o que significa que a maioria dos equipamentos a bordo estava funcionando”, disse o oficial Hitoshi Kuninaka, em coletiva. “Nossa tecnologia está avançando e nós enviaremos outras nave.”
O pouso em si foi especialmente importante, porque, diferente das outras naves, a alunissagem foi iniciada na posição vertical e o veículo só tomou a posição horizontal após as pernas traseiras tocarem o solo, o que foi possibilitado por apoios esféricos desenhados para absorverem o impacto. Com base no funcionamento das baterias, a nave continua responsiva e enviando dados para a Terra, mas a capacidade limitada deve impedir que tudo seja realizado como planejado. Por enquanto, um dos dois rovers levados pela nave já foi liberado e, com funcionamento independente da Slim, ele deve entrar em contato informando a base na terra.
Nota do divulgador:- Que tenham sucesso absoluto, pois o custo desse projeto são centenas de bilhões de dólares!!!