Estudos científicos.

Quem estuda as coisas da natureza observa os fenômenos naturais. É da observação que nasce o conhecimento. E reune-se os dados colhidos, e detecta-se as relações de causa e efeito entre estes e aqueles fenômenos. Por que querer encontrar uma explicação para a ocorrência dos fenômenos, se não se identificou os fenômenos, suas origens, suas interações? Dos fenômenos percebidos dá-se uma descrição, sem lhes adicionar comentários de quaisquer espécies, tampouco suposições acerca das suas origens, substâncias ocultas à observação direta.

Um homem, numa floresta, vê, pela primeira vez em sua vida, um raio, ao longe, riscando, de alto a baixo, o céu. E tão logo presencia tal fenômeno dá-lhe uma origem, empresta-lhe certas características mágicas, formula-lhe uma teoria para a sua existência. Não me parece tal postura científica. Penso eu que ele vê o raio, e desconhece-lhe a origem. Assusta-se. E outro raio aparece-lhe,diante dos olhos, no horizonte, de alto a baixo. Entende estar diante de um fenômeno - para o qual não tem explicação - isolado: um raio é um risco luminoso, no céu, a unir a terra às nuvens. E aparece-lhe outro raio, este, célere, a ir de uma nuvem a outa nuvem. Aqui o homem entende que os raios podem ir do chão ao céu e de uma nuvem a outra. E de repente riscam o céu quatro raios, simultaneamente - e ao mesmo tempo, para deixar bem clara a descrição. Agora sabe o nosso herói que muitos raios manifestam-se ao mesmo tempo e simultaneamente. Mas todos os raios que ele viu manifestaram-se bem longe de seus ouvidos.

Passam-se alguns minutos.

Cai um raio a poucos metros do personagem desta história. E ao raio segue-se um trovão.

O raio produziu o trovão?

O nosso herói não sabe.

Caem, na sequência, três raios, a intervalá-los trinta segundos, e após cada raio faz-se ouvir um trovão. E aqui o homem cujos passos seguimos já entendeu que após cada raio segue-se um trovão, que ele ouve se cai perto de si o raio.

E assim vai o nosso amigo acumulando, pouco a pouco, conhecimentos acerca das coisas da natureza. Mas, e as explicações?! O que faz os raios? Por que os raios riscam o céu? Por que ocorrem os trovões?

No dia em que tiver um tempinho de sobra o nosso herói se dedicará a encontrar uma explicação para os fenômenos que ele presenciou.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 10/01/2024
Código do texto: T7973294
Classificação de conteúdo: seguro