O Paradoxo Jocaxiano
O Paradoxo Jocaxiano
João Carlos Holland de Barcellos , Agosto/2019
Resumo: Existem várias teorias e hipóteses que estabelecem que nosso Universo possa estar sendo simulado em algum computador alienígena. Seria um Universo Virtual, sem existência física.
Também se discute se Robôs (ou Computadores) possam vir a ter consciência algum dia.
Em ambos os casos existiriam sentimentos e emoções sendo produzidos nessas máquinas, pois os sentimentos dos seres de um universo virtual seriam produzidos nestes computadores.
O paradoxo surge quando sabemos que todo computador pode ser substituído por uma Máquina de Turing Universal. Como esta máquina essencialmente grava e lê símbolos em uma fita, então o simples “vai-e-vem” da fita sendo lida e gravada pela máquina de Turing deveria produzir os mesmos sentimentos do computador eletrônico! Ou isso apenas prova que estes sentimentos não poderiam ser gerados em um computador? !
1-Introdução : Sentimentos
Você já imaginou se não houvesse sentimentos no Universo?
Como seria o universo se não houvesse prazer? sofrimento? Desejo etc? Em suma, se não houvesse nenhum tipo de sensação ou sentimentos?
Seria equivalente a um universo vazio, não é mesmo?
Sabemos que tudo que se fez, tudo que se faz e tudo que se fará, por humanos ou não; por seres boiológicos, ou não; Absolutamente Toda moral, toda ética e toda a justiça está relacionado ao Sentir.
Busca-se o prazer e evita-se o sofrimento ao máximo. A Felicidade é a meta.
Se no universo não houvesse a capacidade de sentir, se não houvesse sensações de prazer ou sofrimento então nada faria sentido. Não precisaria haver moral, ética ou justiça. Para que o progresso, a evolução? Se não houvesse nada que fosse capaz de sentir?
Por esta razão elegi o que considero a questão mais importante do Universo:
“-O que é o Sentir?”
2-Consciência
Iremos considerar que toda consciência tenha a capacidade de sentir. Sem isso o termo perderia o sentido de existir e não teria importância. O que seria uma consciência sem a sua capacidade de sentir?
Esta explicação de consciência é bastante adequada:
“Consciousness is everything you experience. It is the tune stuck in your head, the sweetness of chocolate mousse, the throbbing pain of a toothache, the fierce love for your child and the bitter knowledge that eventually all feelings will end.”[10]
“Qualia” [02] é o nome que normalmente se dá a esta capacidade senciente da consciência.
Podemos considerar então que o “sentir” seria o nível mínimo da consciência e a “auto-consciência” seria apenas uma sensação da própria existência.
3-Universo Virtual
Muitos pesquisadores, cientistas, pensadores e filósofos em diversas épocas conjecturaram se nosso próprio universo poderia ser uma simulação computacional. Isto é, que o Universo Físico em que vivemos poderia não existir fisicamente mas sim que estaria sendo ‘rodado’ ou simulado em um supercomputador alienígena, no qual as leis da física e partículas virtuais tivessem sido inseridas em sua memória e submetidas uma simulação.
Alguns exemplos são elucidativos:
“If we are living in a simulation, then the cosmos that we are observing is just a tiny piece of the totality of physical existence." (Oxford philosopher Nick Bostrom )[03]
"Believers in the simulation hypothesis say our world may have been created by beings more technologically savvy than ourselves.”(Johanna Walderdorff / for NBC News)[03]
“We are within a generation of being those gods who create those universes. (Rich Terrile-a computer scientist)”[03]
“The simulation hypothesis, he said, “starts to look like a religion,” with a programmer substituting for god”.(University of Maryland physicist Sylvester James Gates)
"Brent Silby asks, is this the real life, or is this just fantasy? The Simulated Universe Argument suggests that the universe we inhabit is an elaborate emulation of the real universe. Everything, including the people, animals, plants and bacteria are part of the simulation."[04]
O Idéia do “Universo Simulado” não é nova, e é muito similar a um conceito chamado “Solipsismo”[05]. O Solipsismo é um antigo preceito filosófico onde o toda percepção que se tem do universo, na verdade, seria apenas uma ilusão de um único ser (você) que imaginaria tudo isso.
Neste caso, o “simulador” seria a própria mente – a única coisa que de fato existiria- do ser que imaginaria tudo o que parece existir, mas, na verdade, não existiria fora de sua própria mente.
4-A Máquina de Turing
A Máquina de Turing (MT) [06][08], é uma construção matemático-teórica, criado pelo matemático britânico Alan Touring[07], capaz de simular qualquer computador:
“A Turing machine is a mathematical model of computation that defines an abstract machine, which manipulates symbols on a strip of tape according to a table of rules. Despite the model's simplicity, given any computer algorithm, a Turing machine capable of simulating that algorithm's logic can be constructed.” [06]
Nenhum computador é mais poderoso do que uma máquina de Touring Universal. Qualquer algoritmo que possa ser computado em um computador físico também pode ser computado em uma MT:
"A universal Turing machine can calculate any recursive function, decide any recursive language, and accept any recursively enumerable language. According to the Church–Turing thesis, the problems solvable by a universal Turing machine are exactly those problems solvable by an algorithm or an effective method of computation, for any reasonable definition of those terms. For these reasons, a universal Turing machine serves as a standard against which to compare computational systems, and a system that can simulate a universal Turing machine is called Turing complete."[08]
4.1-Simplicidade
A vantage da MT é sua simplicidade. Tudo que ela precisa é de uma fita (potencialmente infinita) para que possa gravar e ler símbolos; de um cabeçote de leitura e gravação;Um registrador de estados e uma tabela de instruções.[06]
Com estes poucos elementos qualquer processamento em qualquer computador também poderá ser feito am uma Máquina de Touring. De forma que , se não considerarmos o tempo de processamento podemos afirmar que não existe um computador mais poderoso do que uma MT.
5-O Paradoxo Jocaxiano
Para mim, um materialista convicto, sempre foi bastante claro que a partir da simulação da dinâmica do Universo, onde as leis da Física seriam inseridas no computador, (juntamente, talvez, com um conjunto de partículas elementares) poderíamos simular uma boa parte do Universo, com a formação de planetas, estrelas e , posteriormente, o surgimento da vida, sua evolução darwiniana até chegarmos à consciência e o sentir.
Tudo muito simples, de forma que nesta simulação não haveria nenhum impedimento técnico para o surgimento da vida, nem para o desenvolvimento dos cérebros de suas criaturas virtuais e os sentimentos que deveriam surgir (dor, fome, desejos etc).
Sempre desdenhei de opiniões que negavam a possibilidade de que sentimentos pudessem emergir de simuladores computacionais como, por exemplo, a teoria da consciência (IIT) de Tononi:
“..Integrated information theory (IIT), developed by Tononi and his collaborators, including me (Christof Koch)... IIT also predicts that a sophisticated simulation of a human brain running on a digital computer cannot be conscious—even if it can speak in a manner indistinguishable from a human being. Just as simulating the massive gravitational attraction of a black hole does not actually deform spacetime around the computer implementing the astrophysical code, programming for consciousness will never create a conscious computer. Consciousness cannot be computed: it must be built into the structure of the system."[10]
Se considerarmos que nosso universo é fruto de um processamento de simulação então todo o processamento que geraria vida, cérebros e até consciência poderia ser conseguido em uma máquina de Turing onde o processamento efeito em uma fica que vai e volta e símbolos que são lidos e gravados nesta fita. Então surge a pergunta:
Como podem ocorrer sentimentos com um simples vai e vem mecânico de uma fita de papel e símbolos sendo lidos e gravados nesta fita?!?
Este é o “Paradoxo Jocaxiano”.
Ainda não achei resposta, o que me deixa bastante amargurado. Às vezes isso me faz lembrar o filme “The OA", da Netflix[11], na qual um conjunto de movimentos específicos de braços e pernas e corpo (como talvez a fita de papel na MT) desencadeava processos “mágicos” ao redor deste movimento.
Referências
[01] A Consciência e o Sentir, segundo Jocax
http://www.genismo.com/metatexto43.htm
[02]Qualia
https://en.wikipedia.org/wiki/Qualia
[03] Are we living in a simulated universe? Here's what scientists say.
https://www.nbcnews.com/mach/science/are-we-living-simulated-universe-here-s-what-scientists-say-ncna1026916
[04] The Simulated Universe
https://philosophynow.org/issues/75/The_Simulated_Universe
[05] Solipsism and the Problem of Other Minds
https://www.iep.utm.edu/solipsis/
[06] Turing machine
https://en.wikipedia.org/wiki/Turing_machine
[07] Alan Turing
https://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing
[08]Universal Turing machine
https://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Turing_machine
[09]Can a Turing machine simulate a quantum computer?
https://quantumcomputing.stackexchange.com/questions/1/can-a-turing-machine-simulate-a-quantum-computer
[10] What Is Consciousness?
https://www.scientificamerican.com/article/what-is-consciousness/
[11] The OA
https://en.wikipedia.org/wiki/The_OA