As Grandes e Pequenas Nuvens de Magalhães eram consideradas as galáxias mais próximas da nossa, até 1994, quando a Galáxia Elíptica Anã de Sagitário (SagDEG) foi descoberta. Em 2003, a Galáxia Anã Canis Majoris foi descoberta - esta é agora a galáxia conhecida mais próxima da nossa!

 

AS GRANDES E PEQUENAS NUVENS DE MAGALHÃES

 

A Grande Nuvem de Magalhães e sua aparente vizinha e relativa, a Pequena Nuvem de Magalhães, são objetos conspícuos no céu do hemisfério sul, embora não sejam mais as galáxias mais próximas da nossa. Eles certamente eram conhecidos desde os primeiros tempos pelos antigos astrônomos do sul, mas essas pessoas produziram pouca documentação.

Foi Magalhães, na sua volta ao mundo em 1519, quem os trouxe ao nosso conhecimento.

Imagem panorâmica da Pequena e Grande Nuvem de Magalhães vista do observatório ESO's VLT.

As galáxias estão do lado esquerdo da imagem

 

Eles foram feitos de placas Schmidt do Reino Unido por David Malin. As Nuvens de Magalhães são galáxias anãs irregulares que orbitam nossa Via Láctea. A Grande Nuvem de Magalhães está repleta de objetos interessantes, incluindo nebulosas difusas, aglomerados globulares e abertos, nebulosas planetárias e muito mais.

 

A Pequena Nuvem de Magalhães, também uma galáxia irregular, pode ser um disco barrado distorcido, deformado pelas forças de maré da Via Láctea e da Grande Nuvem. A Grande Nuvem de Magalhães está a 179.000 anos-luz de distância da Via Láctea. A Pequena Nuvem e Magalhães está mais longe, a 210.000 anos-luz.

 

Galáxia SagDEG

 

A SagDEG não foi descoberta até 1994, tanto porque é muito escura, quanto porque foi obscurecida pela parte central de nossa galáxia. Embora esta galáxia seja bastante grande, com cerca de 10.000 anos-luz de diâmetro, ela provavelmente será perturbada pelas forças de maré da Via Láctea. Para comparação, nossa galáxia tem 100.000 anos-luz de diâmetro.

 

Localização da Galáxia SagDEG no cosmos


A SagDEG está do outro lado da Via Láctea, a cerca de 70.000 anos-luz de distância. Está a 50.000 anos-luz de distância do centro da Via Láctea - está tão perto de nós que algumas das estrelas da SagDEG estão na verdade nas regiões mais externas da Via Láctea!

 

CANIS MAJORIS

 

A galáxia anã Canis Majoris está a apenas 25.000 anos-luz do Sol e a 42.000 anos-luz do centro galáctico. Ele também está bem escondida pela poeira no plano da Via Láctea, e é por isso que não foi descoberta até recentemente.

Esta galáxia também está sendo separada pela gravidade da Via Láctea, enquanto orbita a Via Láctea, ela deixa um longo filamento de estrelas, gás e poeira em seu rastro. Este filamento de 200.000 anos-luz é conhecido como Anel Monoceros e, na verdade, dá três voltas em torno de nossa galáxia! A galáxia anã Canis Major foi descoberta durante a investigação deste Anel, que foi descoberto pela primeira vez em 2002.