MUITO ALÉM DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Depois das incríveis peripécias da Inteligência Artificial (que ainda mal começaram), será que falta mais alguma coisa para inventar? Muita gente ainda nem se recuperou desse primeiro “trauma”! Pois é... A resposta é um sonoro “SIM”. Já existe algo de novo no front tecnológico, aliás bem mais chocante! Fiquem de olho... e guardem este nome: TECNOLOGIA BCI.

Esse será o próximo passo da evolução humana, já em fase de teste: o BCI (ou Brain-Computer Interface = Interface Cérebro-Máquina), o revolucionário cruzamento da NEUROCIÊNCIA com a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, que irá permitir a comunicação DIRETA entre o cérebro humano e as máquinas inteligentes. Desta vez, evidentemente, não é cérebro que vai às máquinas, muito pelo contrário... Agora são as máquinas se propondo a desvendar o cérebro... a bem da humanidade, segundo dizem.

E nada de ficar pensando só em métodos invasivos, como implantação de chips, eletrodos, sei lá, no corpo humano... Já se caminhou para além disso. A deixa agora são os fones de ouvido, faixas ou bandanas eletroencefalográficas. Simples, pois não?

E para que serviria tudo isso? Para muita coisa, dizem, especialmente no campo médico: recuperar o movimento de deficientes físicos, tratamento de transtornos mentais, terapia psicológica... E, é claro, o melhor entendimento do cérebro, com vistas à transmissão direta do pensamento.

Não riam... Não é piada ou doidura minha... É sério!... Todos os nossos bons ou maus pensamentos, sentimentos ou emoções escancarados aí, a bel prazer. Sem segredos!... É claro que a gritaria ética vai ser enorme. O acesso direto à “mente” e à “alma” humanas não é brincadeira. Pensem bem no potencial roubo e exploração de informações e vivências pessoais! Os hackers vão fazer a festa! Trata-se mesmo de uma arrepiante e revolucionária aventura tecnológica.

A propósito, gostaria de lembrar aqui as profecias feitas pela Literatura a respeito do avanço tecnológico. Igual a Júlio Verne (lembram-se?), um outro gênio literário moderno, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2017, o escritor nipo-britânico KAZUO ISHIGURO publicou o livro KLARA E O SOL (Editora Companhia das Letras, 2021). Klara nada mais é do que uma “amiga artificial”, cuja maior habilidade é observar e tentar compreender o comportamento moral e ético dos humanos, essas criaturas complexas que fogem de uma simples elucidação lógica.

Na obra, as estratégias e a curiosidade de Klara com certeza a levarão (melhor do que nós mesmos conseguiríamos fazer) a destrinchar todos os meandros cerebrais humanos, criaturas complexas que somos, a fugir de uma simples elucidação lógica. Ficção futurista a retratar, agora, uma realidade virtual iminente...

Ribeirão Preto, 26 de agosto de 2023

Conceição Lima
Enviado por Conceição Lima em 26/08/2023
Código do texto: T7870900
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.