QI não existe... tal como os mais aficionados por QI pensam

Primeiramente, QI é o nome oficial de certos testes cognitivos. Segundo, também é nome que dão às pontuações obtidas dos testes. Terceiro que, QI basicamente se limita a isso, porque não é uma característica biológica ou cognitiva. Os testes supostamente quantificam nossas capacidades, mas, na verdade, eles as comparam e ranqueiam. As pontuações buscam servir como referências iniciais, tal como os nomes que damos às localizações geográficas. Portanto, os testes, como comentado, comparam e estimam, também no sentido de ranquear. A estimativa de capacidade É a posição ou a localização em um ranking estabelecido, de acordo com as pontuações. É tal como categorizar com base em como que um objeto ou sujeito se posiciona dentro de um cenário de comparação. Portanto, não existem pessoas "de" QI alto, médio ou baixo, tal como existem pessoas com muito, médio ou pouco peso. Uma pessoa dotada de grandes capacidades cognitivas não é o mesmo que uma pessoa "de" QI alto, justamente porque enquanto a primeira existe, a segunda não. As pontuações dos testes psicométricos (talvez a própria psicometria) são uma demonstração perfeita de uso relativamente equivocado da matemática para um campo em que não é estritamente necessária, uma pretensão de precisão quantitativa quanto a um tópico em que os aspectos qualitativos são tão ou mais importantes que os "quantitativos". Aliás, são os únicos que realmente existem, mesmo em relação às capacidades (convergentes) que os testes abordam, como a aritmética e a linguagem. Eu até poderia concluir que os testes de QI são um método falso de mensuração (direta), se partem de valores numéricos totalmente abstratos, particularmente pela média-padrão 100. Porém, como já comentei outras vezes e, é sempre importante enfatizar, mesmo que não mensurem realmente* ou que, analisem primariamente a capacidade de respondê-los, se correlacionam positivamente com vários fatores relacionados à inteligência.

Um adendo sobre personalidade

Testes de personalidade tal como os testes de QI?

Mas se todo teste testa algo, então, um teste de personalidade não está nos testando, mas nos ajudando a construir para compreender nossos perfis psicológicos. Acho, então, que deveríamos denominá-los de "questionários de personalidade" e não "testes".

* Na verdade, a comparação é uma maneira indireta de mensuração, mais no sentido de estimativa, em que é a diferença entre dois ou mais objetivos, ou sujeitos, que a determina.