Ainda sobre as múltiplas inteligências, minha proposta de modelo de inteligência: As 3 grandes (capacidades)
Múltiplas inteligências resumidas e agregadas nos seguintes grupos:
1. Capacidades de aprendizado ou convergentes
De apreender ou memorizar, reter o que memorizou e aplicá-lo corretamente.
- mais associadas aos conhecimentos linguístico, matemático, espacial e específicos: científicos, técnicos.. Mas, necessária em qualquer campo, incluindo a esportiva*.
2. Capacidades de raciocínio/racionais
De pensar ou raciocinar (analisar, comparar, criticar e julgar ... idealmente, com imparcialidade e objetividade, em busca da melhor compreensão).
- mais associadas à filosofia//moralidade, mas também necessária à qualquer outra área.
3. Capacidades de percepção ou divergentes/criativas
De perceber e/ou pensar de maneira inovadora/original, que seja útil (mesmo se for apenas para o próprio indivíduo)... De se (re)adaptar ou encontrar novas soluções se as convencionais não forem satisfatórias.
- mais associadas às artes, mas também aplicável à todas as outras.
* As inteligências emocional (intrapessoal e interpessoal) e cinestésica, segundo a minha interpretação para esse modelo de inteligência que estou propondo, seriam paralelas às 3 grandes, porque seriam aplicações derivadas delas em contextos específicos: sociais, pessoais e atléticos ou físicos. Essas capacidades que destaquei, denominando-as 3 grandes, seriam as mais importantes. Veja que, por exemplo, as capacidades emocionais também exigem as de aprendizado, raciocínio e percepção, assim como as cinestésicas.