Inteligência artificial X burrice natural
É bastante comum nos dias atuais depararmos com afirmações que, no passado nos deixariam perplexos e condenariam seus autores ao ostracismo, mas que se tornaram tão comuns que não nos assustam mais.
Como exemplos temos o caso de uma apresentadora da Rede CNN que afirmou que o Chile e Equador não ficam na América do Sul e que na nossa bandeira está escrito “Independência ou Morte” e ela não foi demitida por isso. Recentemente uma jornalista “especialista” em Economia afirmou que a alta nos preços dos combustíveis afeta mais a classe média do que os pobres porque estes não têm automóveis.
Às vezes ouvimos ou lemos certas opiniões e sentimos necessidade de refutá-las, mas de tão sem sentido que são, ficamos com preguiça de elaborar um comentário consistente, porque demanda concentração e tempo e acabamos desistindo.
Mas agora esse nosso problema pode ser facilmente resolvido com a ajuda da Inteligência Artificial.
Para testar essa ferramenta tão interessante para essa missão específica, copiei apenas um parágrafo de um texto inconsistente do começo ao fim publicado aqui no Recanto por um “entendido no assunto” e pedi ao ChatGPT para comentar.
Vejamos o resultado.
Texto: "Nenhum país do mundo historicamente atingiu o desenvolvimento econômico com a elevação dos juros, todos os países ricos ficaram ricos com juros negativos, exatamente, os juros altos do monetarismo brasileiro são responsáveis pela produção da inflação.".
Comentário da IA: “A afirmação apresentada é uma visão simplista e inadequada sobre a relação entre juros, desenvolvimento econômico e inflação. Embora seja verdade que muitos países desenvolvidos tenham experimentado juros negativos em algum momento de sua história, a relação entre juros e desenvolvimento econômico é muito mais complexa e depende de vários fatores, como o estágio de desenvolvimento da economia, a política monetária adotada, entre outros. Além disso, a afirmação de que os juros altos são responsáveis pela produção da inflação no Brasil não é necessariamente verdadeira em todos os casos, uma vez que a inflação pode ser causada por uma série de fatores, incluindo o aumento dos custos de produção, a desvalorização da moeda, entre outros. Em resumo, é preciso considerar uma série de fatores para entender a relação entre juros, desenvolvimento econômico e inflação, e não se pode fazer afirmações simplistas e generalizadas a respeito desse assunto.”.
A IA disse mais ou menos o que eu queria dizer com a vantagem de que não gastei tempo nem esforço.
Aqui fica o alerta para os “sábios”, principalmente os que têm diplomas das disciplinas da área de Ciências Humanas e que se deram a sagrada missão de impor um “modelo ideal de mundo” sem sequer ter noção do que falam. Pensem um tiquinho antes de falar.