INTELIGÊNCIA Artificial - Meraldo Zisman

Um corretor gramatical, ao contrário do cérebro humano, não tem consciência semântica, tem apenas a sintáxica, que é a parte da linguagem que estuda o significado da palavra isoladamente, não importando o sentido da frase da qual é componente.

O feto é um ser predominantemente medular, consegue reagir aos sons produzidos pelo examinador em um exame de ressonância magnética, apesar de ser criatura com predominância medular, a resposta ao estímulo sonoro constitui um somatório de atividades cerebrais e não é, como um processo computacional, binário e sem nexo. Dizer que o cérebro da criança é imaturo é um contra senso; ele é suficiente e específico para o momento etário do embrião ou feto e após o nascimento. Isso ocorre com os demais órgãos, aparelhos e sistemas humanos nos primeiros tempos de vida intra ou extrauterina.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1. RAMO DE PESQUISA DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CUJO OBJETIVO É DESENVOLVER TECNOLOGIAS QUE SIMULEM A INTELIGÊNCIA HUMANA, COMO RACIOCÍNIO, APRENDIZAGEM, LINGUAGEM, DEDUÇÃO E CRIATIVIDADE.

2. CRIAR UM MECANISMO, “SOFTWARE” (PROGRAMA) OU OUTRO ARTEFATO - PRODUZIDO PELO HOMEM- CUJO FUNCIONAMENTO SE ASSEMELHE A UMA INTELIGÊNCIA HUMANA.

Semântica e Sintaxe são dois campos diferentes de micro linguística. Semântica lida com o estudo das palavras sem qualquer consideração dada aos seus significados. Por outro lado, sintaxe é o estudo que lida com a análise de como as palavras são combinadas para formar frases gramaticais.

PRECAUÇÕES HISTÓRICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

“NÃO HUMANA”

James Watt (1736-1819), matemático e engenheiro britânico, patenteou seu motor a vapor em 1769, mas a energia a vapor não superou a água como fonte de potência industrial até a década de 1830 na Grã-Bretanha e na década de 1860 na América. Na Grã-Bretanha, a contribuição do vapor para o crescimento da produtividade somente atingiu o pico após 1850, quase um século após a patente de Watt. No início da Revolução Industrial, a mecanização aumentou dramaticamente a demanda por trabalhadores relativamente não qualificados, mas esmagou os ganhos dos artesãos que anteriormente faziam grande parte do trabalho, razão pela qual alguns optaram por se juntar a movimentos lúdicas destruidores de máquinas. No caso da eletrificação, os principais avanços técnicos foram todos alcançados antes de 1880, mas o crescimento da produtividade americana, na verdade, desacelerou de 1888 a 1907. E nas décadas de 1980 e 1990, a automação do trabalho de rotina em fábricas e escritórios deslocou muitos operários cuja mão de obra não era qualificada, ao mesmo tempo em que aumentou consideravelmente o emprego para trabalhadores altamente qualificados. Nem sempre o avanço tecnológico tem efeito imediato sobre a melhoria da população. Quando foram inventados os primeiros motores a vapor, eles eram extremamente ineficientes e consumiam pilhas de carvão que, além de proibitivamente caro, era altamente poluente. A Inteligência artificial recente representa uma melhoria para as condições humanas, no entanto, devemos refrear o entusiasmo e sermos mais cautelosos.

NOVOS CONCEITOS

Relação entre ciência de sistemas complexos e inteligência artificial. Alicerces e aspectos éticos da inteligência artificial e das ciências cognitivas. Neurociências e abordagens de inteligência artificial para o conhecimento. O uso e benfeitorias da tecnologia na avaliação psicológica. A Inteligência e a inteligência artificial. Sistemas robóticos inteligentes e a Sociedade. Explorações multidisciplinares na inteligência artificial. Impacto da IA na coletividade. Novas expectativas sociais e econômicas decorrentes da inteligência artificial e somente posso terminar com um enorme etecetera.

DISCUSSÃO

Autores não humanos e implicações para a integridade da publicação científica e do conhecimento médico.

A tecnologia de inteligência artificial (IA) deve ser empregada para ajudar a quem escreve a melhorar a preparação e a qualidade de seus manuscritos e artigos publicados, que estão aumentando rapidamente em número e sofisticação. Essa ajuda inclui ferramentas para auxiliar na redação, gramática, linguagem, referências, análise estatística e padrões de relatórios. Editores e publicadores também usam ferramentas assistidas por IA para inúmeras finalidades, incluindo a triagem de problemas (por exemplo, plágio, manipulação de imagens, questões éticas), triagem de envios, validação de referências, edição e codificação de conteúdo para publicação em diferentes mídias e para facilitar a pesquisa pós-publicação e a capacidade de descobertas.

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NÃO HUMANA, DE MODELOS DE LINGUAGEM, DE APRENDIZADO DE MÁQUINA OU DE TECNOLOGIAS SEMELHANTES NÃO PODEM SER QUALIFICADO COMO AUTORIA.

Lembrar que do ponto de vista penal, autoria é a imputação relativa ao agente responsável pela prática de conduta tipicamente lesiva ou, em outras palavras, É a pessoa que pratica a conduta tipificada no núcleo do tipo penal do delito perpetrado. Ou seja, apenas o autor humano pode ser responsabilizado pelo que escreve. As máquinas são inimputáveis.

Nesta era de desinformação e desconfiança generalizadas, o uso responsável de modelos de linguagem de IA e relatórios transparentes de como essas ferramentas são usadas na criação de informação e em publicações são vitais para promover e proteger a credibilidade e a integridade da pesquisa médica e a confiança no conhecimento.

TRANSHUMANISMO

É um movimento cujos seguidores desejam alcançar a condição “pós-humana” ao eliminar deficiências, sofrimentos, doenças, envelhecimento e morte por meio da “convergência NBIC” (a convergência de nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia da informação e ciência cognitiva). Eles propõem o uso da engenharia genética humana para integrar pessoas e maquinas. No entanto, a hibridização entre humanos e máquinas - com possível transferência mental — é inatingível. É impossível realizar cruzamento entre espécies diferentes.

Os seus oponentes os acusam de especulação excessiva, de fundação de uma nova ordem mística que idolatra a tecnologia e de fantasiar sobre um “super-humano” com implicações eugenistas. E nós já vimos no século passado o resultado das ciências eugênicas: genocídio, holocausto e assemelhados que, infelizmente, continua neste século XXI.

REALIDADE VIRTUAL

A realidade virtual é um ambiente — gerado por meio de um computador — com cenas e objetos que parecem reais, fazendo com que os usuários se sintam imersos nessa ‘realidade’. Esse ambiente é percebido através de óculos ou de um capacete de Realidade Virtual.

FINE

De conversas entre Franz Kafka (1883-1924) e Gustav Janouch (1903-1968), amigo do escritor tcheco e companheiro de muitos passeios vespertinos e várias palestras, extraio este fragmento:

«Assisti a uma exposição de pintores franceses com Kafka na sala de exposições Graben. Nela havia pinturas de Picasso: naturezas-mortas cubistas e mulheres cor-de-rosa com pés enormes. "Isso é uma deturpação deliberada", opinei. "Acho que não", disse Kafka. Picasso registra apenas as distorções que ainda não penetraram em nossa consciência. A arte é um espelho que "corre à frente" como um relógio que se adianta. Embora Kafka pareça falar da impossibilidade de compreender novas formas artísticas (pelo menos até nos acostumarmos com elas ou aprendermos o sentido, ou a intenção discursiva do artista), não posso deixar de ver nessas palavras também uma prefiguração da morte. O artista Kafka parece querer dizer (e esta é uma leitura totalmente pessoal que faço das suas palavras) que estava à frente de todos os tempos e essa deformidade que nos é mostrada na tela nada mais é do que o nosso futuro inevitável. A arte nos fala do agora, mas também da nossa eternidade, seja ela qual for nesse tempo indefinido. (VISITADO: em 05/02/2023).

ARREMATE

Em muitos casos, a arte e até a ciência não passam do reflexo do nosso subconsciente, aquele espaço ilimitado onde o Tempo se esconde. Criar é recriar, mergulhar nesse poço, sublimar a memória.

Quantas vezes você se surpreende ao ver seu futuro estampado em escritos, peças de teatro, pinturas, esculturas, músicas do passado, e tantas outras coisas produzidas, pronunciadas, tanto novas quanto antigas. A característica que define uma obra de arte, seja em que modalidade de expressão, é abrir uma nova exergônica de uma arte, seja nova ou velha. Tanto uma como outra tem um seu instante de nascimento. Alerto meus ouvintes que não possuo nenhuma qualidade artista, possuo apenas curiosidade, condição necessária para realizar e compreender a beleza da vida criativa e saber que o valor de uma pessoa reside na sua capacidade criativa e compreensão de seus semelhantes.