Teoria da Evolução formulada por Charles Darwin.
No século XIX no campo da Biologia foi formulada por Charles Darwin 1809-1882 a teoria da Evolução das espécies, a ideia central todas as espécies vieram de um DNA mater.
Deste modo, na natureza todas as espécies são irmãs, a comprovação empírica a não existência de mais de um DNA, sendo o homem desbancado como criação especial por Deus.
Com efeito, o homem perdeu o estatuto, como se fosse criado por Deus, não sendo todavia, o centro mundo, a existência humana passou a ser associada ao processo evolutivo, como também as demais espécies, negando a origem divina do homem, o mesmo passou a ser biologicamente igual a qualquer bicho.
O homem só não é um chimpanzé pelo fato de caminhar bipedalmente, entretanto, tem exatamente o mesmo DNA, sendo o homem como sapiens apenas a linguagem, todavia, geneticamente, o homem é o terceiro chimpanzé, sendo o segundo o macaco bonobo. Desta forma, define a Biologia como ciência.
Com efeito, o homem deixou de ser um ser especial criado por Deus, aliás o referido sequer existe, apenas uma ideologia metafísica, sendo a espécie sapiens o resultado de um processo natural, desenvolvendo suas características devido ao meio no qual se desenvolveu.
Portanto, foi desenvolvido por Darwin a concepção na qual o sapiens passou a ser como produto evolutivo natural, hoje sabemos que biologicamente nenhum animal é superior ao outro, acabando definitivamente com o orgulho humano como ser especial.
Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima no Exame De Universa Theologia. Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos.