O MUNDO DA TRANSMISSÃO SE EVOLUI NA VELOCIDADE DA LUZ!!!
Engenheiros criam chip 20 vezes mais rápido para internet ‘voar’
O novo chip para a internet transmite 1 milhão de gigas por segundo considerado o mais rápido do mundo.
Chega de problemas com internet lenta! Um grupo de engenheiros da Dinamarca criou um chip ultraveloz que transmite o sinal de internet mais rápido do mundo!
Hoje, a média mundial de transmissão de dados é de menos de 1 gb por segundo. Com a nova tecnologia esse número é aumentado para 1 petabyte – que representa 1 milhão de gigasbytes – por segundo! É 20 vezes mais rápido que o ESnet6, a próxima atualização da rede científica usada por empresas como a NASA.
O sucesso do chip se dá por causa de um laser infravermelho, que transmite uma frequência que divide a luz em centenas de frequências ou cores diferentes.
Cada uma das cores, ou frequências, pode transportar dados modulando a amplitude deles, assim como a polarização. Isso aumenta a quantidade de informação transmitida por segundos melhorando a conexão com a internet.
Conexão ultra rápida
O novo chip foi projetado pelos Engenheiros da Chalmers University of Technology e da Technical University da Dinamarca.
Leif Katsuo Oxenløwe, que direcionou a criação, afirma que a tecnologia é escalável, ou seja, futuramente essa velocidade de transmissão ainda pode ser melhorada.
“Nossos cálculos mostram que – com um único chip e um único laser – poderemos transmitir até 100 Gb/s.”
A criação tem impressionado profissionais de tecnologia de diversos países, que já estão ansiosos para testar a tecnologia.
Conexão rápida para todos
Segundo Leif Katsuo Oxenløwe, o chip não é um recorde mundial de transmissão de dados, porque já foram criadas tecnologias mais rápidas. No entanto, essas tecnologias ficam acessíveis apenas para grandes hubs de internet e nunca chegaram ao consumidor final.
Inicialmente, até mesmo para facilitar os testes, a equipe de Leif disponibilizará o chip para esses hubs e datas centers, mas a ideia é, nos próximos anos, criar um chip que será distribuído para todas as pessoas.
“Temos a oportunidade de contribuir para alcançar uma Internet melhor para todos”, disse Leif.
Já queremos que chegue logo ao Brasil e, de preferência, que não seja caro!