ILUMINISMO ?

Como a aurora de um novo dia que vem raiando, descortinando as idéias do iluminismo que culminou com a revolução Francesa, alicerçada por uma tríade praticamente insustentável ; Liberdade ,Igualdade e fraternidade. Nos parece como um tiro que saiu pela culatra , inaugurando um estado laico e antropocêntrico, como base para um tão propalado "transhumanismo".

Ao exacerbar o racionalismo, em detrimento da crença e da religião criou-se uma sociedade adoecida , a supremacia da razão sobre a fé, nos embruteceram, expuseram as nossas soberbas , vaidades, e mediocridades, desumanizando esta geração.

A ênfase científica criou uma ciência arrogante. Já disse alguém:

A Ciência sem consciência , é a ruína da alma.

E divagando me ponho a corroborar com esta excelente síntese. Posto que a "consciência " é justamente o compartilhamento do conhecimento ( ciência) entre a mente biológica material e a mente imaterial (A alma). O conhecimento restrito a mente biológica há de se perder.

Hoje vemos uma intelectualidade sofismática , imbecilizada; para tudo exige-se uma comprovação científica. Francamente, se a água sacia a sede, ou o fogo queima , é necessária uma comprovação científica para constatar o óbvio?

Seguindo a mesma lógica, foi nos impedido o uso de tratamento alternativo profilático preventivo para nos defender desta

maldade orquestrada, de um vírus" fugitivo" dos laboratórios de Whuan, aliás um álibe perfeito para justificar o maior programa mundial de transgênese humana.

Há tempos engavetado.

Que a ciência como conhecimento acumulado possa estar a disposição da humanidade , promovendo o Bem Estar social, no entanto é preciso discernimento entre sabedoria e ciência ,pois ambas podem passear de mãos dadas, porém a ciência serve a vida e a morte, e não tem compromisso com a justiça; já a sabedoria está exclusivamente a serviço da vida e emana da fonte eterna .

É dessa perspectiva do equilíbrio entre a fé e a razão, que busco compreender a vida.

Por mais ousada que seja a fé, ela se submete resignada diante do imponderável.

Já a razão é soberba por natureza.

"Aquele que é a verdadeira luz, que ilumina a todos, estava chegando ao mundo. Veio ao mundo que ele criou, mas o mundo não o reconheceu." João 1v9.

*_Gilberto Martins_*

1/12/21

O navegante
Enviado por O navegante em 14/11/2022
Reeditado em 25/04/2024
Código do texto: T7649551
Classificação de conteúdo: seguro