Evolução Criativa - Gradualismo - Macro Evolução

INTRODUÇÃO

Em continuidade ao roteiro didático, idealizado para facilitar a leitura e estudo da teoria “Evolução Criativa”, proposta por Amit Goswami em seu livro “Evolução criativa das espécies”, serão abordados mais dois conceitos: gradualismo e macro evolução.

Estes dois complementam a série de conceitos considerados indispensáveis e abordados em artigos anteriores: autoreferência; causação descendente; hierarquia simples; hierarquia entrelaçada; consciência quântica; mundos de possibilidades; criatividade biológica; criatividade mental; criatividade vital; criatividade situacional; criatividade fundamental; e campos morfogenéticos.

Entretanto, antes de abordarmos estes dois conceitos, julgamos oportuno tentar esclarecer o significado de: “genes neutros”; “monstros esperançosos”; “teoria da complexidade”; e “isolamento geográfico”

GENES NEUTROS

Originalmente proposto por Kimura (1983), para explicar o ritmo rápido de evolução. São “seletivamente neutros” e. por isso, podem se acumular para formar uma nova característica. A seleção natural pode adaptar a característica, para melhorar sua capacidade de sobrevivência, explicando assim a macro evolução.

“MONSTROS ESPERANÇOSOS”

Proposta, em 1940, pelo biólogo Richard Goldschimdt, que tinha dúvidas quanto à capacidade do darwinismo explicar a macro evolução. Propôs que tais mudanças macro evolucionárias acontecem subitamente, através de mutações monstruosas (ovelhas com duas cabeças ou coisas do gênero). É raro que tais mutações sobrevivam e que essa rara sobrevivência leve a macro evolução e a novas espécies.

“Monstros esperançosos” foi o nome que Goldschmidt deu a essas monstruosidades sobreviventes, com variações genéticas simultâneas.

Amit Goswami observa que a ideia pode até ser ridícula, como classificaram os darwinistas, se vista na ótica da física clássica. Mas, se do ponto de vista quântico, monstros esperançosos podem se tornar ideia muito esperançosa.

TEORIA DA COMPLEXIDADE

Muitos biólogos acreditam que a biologia molecular tem poder suficiente, para explicar tudo que está ligado à vida de uma célula. Entretanto, existe pequeno grupo de biólogos dedicados, chamados teóricos da complexidade, que está convencido de que a vida surge da auto-organização que vai além da biologia molecular (Kaufmann2002).

Esses teóricos da complexidade, por meio de simulações computadorizadas da auto organização, conseguiram demonstrar: qualquer rede, que contenha um número suficientemente grande de componentes e conexões ou interações, tende a se transformar espontaneamente em uma fase de comportamento organizado.

Amit Goswami mais uma vez observa: “teorias da complexidade podem produzir tipos simples de ordem, mas não informações codificadas, como no código genético. O mistério da vida é a produção simultânea de aleatoriedade e especificidade complexas.

ISOLAMENTO GEOGRÁFICOO

É a separação física de organismos da mesma espécie, ou seja, de subpopulações de uma espécie, por migração para locais diferentes e distantes, ou por barreiras geográficas (rios, vales, montanhas, braços de mar, geleiras ...) intransponíveis, que impedem o seu encontro e cruzamento.

A espécie será dividida em mais de uma população o que impede o intercruzamento entre elas, fazendo com que o fluxo gênico seja quebrado, o que leva a especiação, ou seja o surgimento de novas espécies, a partir da anterior isolada geograficamente.

GRADUALISMO

É ideia formulada pelo naturalista britânico Charles Darwin, que defende que a evolução se dá por meio de pequenas transformações no decorrer de diversas gerações dos seres vivos. Portanto, é um dos princípios professados pelo darwinismo, onde lentos índices de evolução se acumulam durante longos períodos de tempo, o que configura a evolução como um processo lento e contínuo.

Nos casos como o de algumas bactérias que desenvolveram resistência a bactericidas, os darwinistas sugeriram aceleração na velocidade de mutação.

As ideias darwinistas do “isolamento geográfico” e dos “genes neutros” foram acréscimos ao escopo original do darwinismo para que a teoria se ajustasse aos ritmos acelerados de mutação.

MACRO EVOLUÇÃO

Macro evolução geralmente se refere a evolução acima do nível espécie. Engloba as maiores tendências e transformações na evolução, como a origem dos mamíferos e a irradiação das plantas com flores.

Padrões macro evolutivos são os que geralmente vemos quando olhamos para a história da vida em larga escala.

A principal evidência científica para a evolução biológica são os dados fósseis. Segundo o darwinismo, a história da evolução é contínua: a transição entre uma espécie anterior e uma posterior é incremental e contínua, e os dados fósseis deveriam refletir isso. A expectativa é que as lacunas fósseis fossem preenchidas em investigações posteriores. Não foi isso que aconteceu e é praticamente impossível que isso venha a ocorrer.

As lacunas fósseis e o não surgimento dos esperados intermediários são indicadores, digitais da criatividade biológica.

Para os defensores do determinismo genético: os genes não precisam ser tratados como ondas de possibilidades. É suficiente para seu tratamento a física determinística newtoniana. Posição não justificada e, com afirmativa contrária do físico W. M. Elsasser (1981, 1982): “as mutações genéticas são processos quânticos e devem ser tratadas como tais, como mudanças nas ondas quânticas de possibilidades.

Na macro evolução, a consciência cria novas espécies, escolhendo criativamente dentre variações genéticas que existem como possibilidades quânticas.

Alguns cientistas acharam que o problema do reducionismo na biologia é a grande complexidade das formas biológicas. Para resolver o problema eles tentaram desenvolver uma ciência especial da teoria da complexidade para acomodar o reducionismo biológico.

Afirma Amit Goswami: um problema importante da biologia, o ritmo acelerado da macro evolução exige, além de outros princípios organizadores, o da causação descendente.

FONTES

Livro “Evolução criativa das espécies” – Amit Goswami – Tradução por Marcello Borges

Sites: evosite.ib.usp.br; mundoeducacao.uol.com.br; infoescola.com; e pt.wikipedia.com

ENDEREÇOS RELACIONADOS

DICA DE LEITURA – EVOLUÇÃO CRIATIVA DAS ESPÉCIES – AMIT GOSWAMI

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7531949

EVOLUÇÃO CRIATIVA DAS ESPÉCIES – LIVRO DE AMIT GOSWAMI – VISÃO GERAL

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7585036

FUNDAMENTOS DA FÍSICA QUÂNTICA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7537724

A ESCOLHA NO COLAPSO QUÂNTICO QUEM FAZ?

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7601013

CONSCIÊNCIA QUÂNTICA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7604652

AMIT GOSWAMI, EVOLUÇÃO CRIATIVA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7609809

EVOLUÇÃO CRIATIVA - CRIATIVIDADE

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7616377

EVOLUÇÃO CRIATIVA – CRIACIONISMO E DESIGNÍO INTELIGENTE

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7619635

EVOLUÇÃO CRIATIVA – VITALISMO E CAMPOS MORFOGENÉTICOS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7629345

J Coelho
Enviado por J Coelho em 25/10/2022
Reeditado em 29/11/2022
Código do texto: T7635174
Classificação de conteúdo: seguro