MEDITAÇÃO É CIÊNCIA
Veja: "Um dos aspectos mais espantosos da meditação da atenção plena é que você consegue ver seus efeitos positivos alterando o funcionamento cerebral. Avanços científicos recentes nos permitem ver que as áreas do cérebro associadas às emoções positivas - como felicidade, empatia e compaixão - se tornam mais fortes e ativas quando as pessoas meditam. As novas tecnologias de imagem conseguem mapear redes críticas do cérebro sendo ativadas, quase como se estivessem brilhando e vibrando com uma vida renovada. Com essa reenergização promovida pela meditação, a infelicidade, a ansiedade e o estresse começam a se dissolver, deixando uma sensação profunda de revigoramento. Mas você não precisa passar anos meditando para constatar esses benefícios. Pesquisas mostraram que já é possível sentir seus efeitos se você se dedicar à prática diária por um período de oito semanas" (livro: "Atenção Plena: mindfulness"; escrito por Mark Williams, professor de Psicologia Clínica na Universidade de Oxford, um dos criadores da terapia cognitiva baseada na atenção plena, e por Danny Penman, Ph.D. em Bioquímica).
Meditação não é coisa apenas de taoistas e budistas. Meditação é uma prática necessária para todos os seres humanos, e não apenas para religiosos. Todos podem meditar. Até os ateus, agnósticos e apateístas podem praticar meditação ou ter uma vida meditativa.
Quando eu via em livros de Osho que meditação é ciência, eu pensava que fosse um exagero desse filósofo, sábio e místico indiano. Mas, lendo livros não vinculados a nenhuma doutrina religiosa, livros científicos, eu obtive a confirmação do que Osho já dizia. Segundo pesquisas, quem medita adoece menos.
Veja este trecho do livro "Atenção Plena: mindfulness": "Algumas pessoas gastam centenas de milhares de reais em medicamentos e vitaminas sem efeitos comprovados para ganhar uns poucos anos a mais. Outras financiam pesquisas para tentar aumentar a expectativa da vida humana. Mas você pode alcançar o mesmo efeito apenas aprendendo a viver de forma atenta - despertando para a própria vida.
Quantidade não é tudo, é claro. Mas, se é verdade que as pessoas que praticam a atenção plena são menos ansiosas e estressadas, assim como mais relaxadas e energizadas, a vida não apenas parecerá mais longa quando você desacelerar e estiver realmente presente: ela será mais feliz".
Quem aprendeu a meditar medita em qualquer lugar e a qualquer momento. Pode-se meditar até lavando louça e roupa; limpando a casa; tomando banho; conversando; sentado, em pé ou caminhando; defecando ou urinando; tomando banho e até na relação sexual.
Domingos Ivan Barbosa