Dica de Leitura - Evolução Criativa das Espécies – Amit Goswami

INTRODUÇÃO

Todos sabem que, assim como são vários os rios que chegam ao mar, também são vários os caminhos que nos levam a Deus.

Existe um tipo de ateu, que assim se titulou, por não conseguir chegar a Deus pelo caminho devocional, mas nem sequer consegue encontrar justificativas, argumentos que justifiquem seu ateísmo. Como não conseguiu pela devoção, por simples negação, passou a declarar-se ateu.

Bastaria esse tipo de ateu ter assistido a uma entrevista de Karl Jung em que lhe perguntaram se acreditava em Deus, quando respondeu:” não acredito, eu sei que existe”, para entender que existem outros caminhos para chegar a Deus, além do caminho pela devoção.

Já algum tempo, vem surgindo cientistas que romperam com aquele conceito de primado da matéria – ciência materialista, praticada por cientistas ateus. Esse pequeno, mas crescente grupo e significativo em suas teorias, vem buscando integração entre ciência e espiritualidade.

Por outro lado, escolas iniciáticas, desenvolveram a Ciência Iniciática das Idades, que de forma diferente do processo estritamente devocional, faz o caminho a Deus de forma semelhante à ciência e com base nas revelações dos seres divinos encarnados.

Assim, esses cientistas, não materialistas, não intencionalmente, vem sistematicamente, comprovando, em teorias e experiências, parte significativa da sistematização das revelações contida na Ciência Iniciática das Idades.

Esse livro, certamente, não interessa somente a biólogos dispostos a ouvir críticas e novas formulações à teoria da evolução de Darwin e seus continuadores, mas também a todos que querem, que carecem para chegar a Deus, de caminhos mais racionais. Em especial, interessa para aqueles ateus do tipo descrito anteriormente.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO LIVRO

Apresentar a Evolução Criativa como uma nova biologia, novos paradigmas, novos princípios organizadores... Nova biologia com potencial para unir as muitas controvérsias da biologia, resolver seus paradoxos, e explicar os muitos dados anômalos, que intrigam biólogos, em especial os darwinistas.

Proporciona solução para as controvérsias entre o evolucionismo e o desígnio inteligente.

Afirmar a existência duma estrutura para integrar toda ciência em um todo coerente, ciência dentro da consciência.

Apresentar mais frutos da visão de que a ciência e a espiritualidade podem ser integradas, que ganhou raízes na década de 1970, com a publicação de o Tao da Física de Fritjof Capra.

Por meio de conceitos da física quântica e do primado da consciência, apresenta sua teoria da evolução criativa das espécies, criando a base para uma nova origem e provando que, na explicação a vida, há espaço tanto para a evolução das espécies quanto pra Deus.

No desenvolvimento do livro existem muitos pontos abordados dentro dessa teoria criativa das espécies: a origem do universo; a origem da vida; evolução e desenvolvimento da forma; sobrevivência após a morte...

ORGANIZAÇAO DO LIVRO

O Livro está estruturado em 6 partes e 21 capítulos, além daqueles sempre presentes: prefácio, bibliografia, aliás muito extensa; e índice remissivo:

Parte 1 – Introdução – capítulos 1 a 5;

Parte 2 – A vida e suas origens – capítulos 6 a 8

Parte 3 – A evolução criativa – capítulos 9 a 12;

Parte 4 – Forma, sentimento e energias vitais – capítulos 13 e 14;

Parte 5 – Neurociência da Consciência – capítulos 15 a 17

Parte 6 – Mais da nova biologia – a dimensão supra mental - capítulos 18 a 21.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar de o autor ter bastante cuidados de evitar o jargão da biologia e da física quântica, seria praticamente impossível apresentar tão complexo e interessante trabalho de forma simples aos leitores sem esses conhecimentos. Somente conseguiu simplificar para público não especialista, na medida do possível e parcialmente.

Assim, no meu caso, teria facilitado o entendimento se existisse conjunto de artigos que desempenhassem esse papel facilitador.

Imaginei o que me teria facilitado e é intenção tratar em artigos específicos: os fundamentos da física quântica; quem escolhe para o colapso quântico; alguns conceitos básicos utilizados na apresentação da teria da evolução criativa; e evolução, de que e para que. Além destes, fazer resumo de cada capítulo, para leitura anterior.

O trabalho amador desenvolvido e publicado no sítio Recanto das Letras dividiu-se em séries. Duas dessas séries, “Ciência dos Homens” e “Ciência dos Deuses” (“Ciência Iniciática das Idades”) tem, como um de seus propósitos, possibilitar o quanto a dos homens, vem demonstrando enunciados bem anteriores da dos deuses.

Dentro desse propósito, sempre que possível, nas publicações referentes à “Evolução Criativa das Espécies” de Amit Goswami far-se-á referências correspondentes entre as duas ciências, dos deuses e a dos homens.

ENDEREÇOS RELACIONADOS:

CIÊNCIA DOS HOMENS -

https://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/6544419

CIENCIA DOS DEUSES

https://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/6544419

O QUE É O OCULTO –

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2515932

O QUE É CIÊNCIA INICIÁTICA DAS IDADES

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2518453

J Coelho
Enviado por J Coelho em 06/06/2022
Reeditado em 02/08/2022
Código do texto: T7531949
Classificação de conteúdo: seguro