Levantai-vos mulheres!

Quem são as mulheres que Deus manda levantar? Por que fazer isso? Chegou o tempo? Vejamos.

Há um texto bíblico no qual Deus diz:

Isaías 32:9 Levantai-vos, mulheres que viveis despreocupadamente, e ouvi a minha voz; vós, filhas, que estais confiantes, inclinai os ouvidos às minhas palavras. 10 Porque daqui a um ano e dias vireis a tremer, ó mulheres que estais confiantes, porque a vindima se acabará, e não haverá colheita. 11 Tremei, mulheres que viveis despreocupadamente; turbai-vos, vós que estais confiantes. Despi-vos, e ponde-vos desnudas, e cingi com panos de saco os lombos. 12 Batei no peito por causa dos campos aprazíveis e por causa das vinhas frutíferas. 13 Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e abrolhos, como também sobre todas as casas onde há alegria, na cidade que exulta. 14 O palácio será abandonado, a cidade populosa ficará deserta; Ofel e a torre da guarda servirão de cavernas para sempre, folga para os jumentos selvagens e pastos para os rebanhos; 15 até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em pomar, e o pomar será tido por bosque; 16 o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no pomar. 17 O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre. 18 O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranquilos, 19 ainda que haja saraivada, caia o bosque e seja a cidade inteiramente abatida. 20 Bem-aventurados vós, os que semeais junto a todas as águas e dais liberdade ao pé do boi e do jumento.

Considerando que mulher no aspecto espiritual significa igreja, vamos ver com quem está Deus falando.

No primeiro versículo Ele manda as mulheres levantarem e que deem ouvidos a Sua voz; na parte final do versículo, que elas deem ouvidos às palavras Dele.

Bem, em outro texto nosso, intitulado "A voz de Deus", mostrarmos que as expressões "a minha voz e as minhas palavras" correspondem aos mandamentos dele.

Então Deus está fazendo uma concitação para as mulheres igrejas que não guardam os Seus Mandamentos, que se levantem. Já que Ele manda que elas se levantem, então é porque elas estão em outra posição que não de pé. Pode ser sentadas ou no chão, caídas. No verso onze diz: "Tremei, mulheres que viveis despreocupadamente; turbai-vos, vós que estais confiantes". Então essas mulheres estão despreocupadas e vivem confiantes.

Em Isaías 4:1, fala de sete mulheres que comem o seu próprio pão e fazem os seus próprios vestidos.

Já explicamos o significado disso no texto que intitulamos "Ai dessas mulheres".

Então essas mulheres igrejas são as que estão despreocupadas, como se já estivessem salvas e não tivessem deveres para com aquele que elas têm por marido.

No verso onze também diz que essas mulheres se ponham desnudas, e que se vistam de panos de sacos.

A nudez determinada aqui, julgo ser despir as vestes que elas fizeram para si, conforme Isaías 4:1, e que não vão cobrir a nudez delas perante o Senhor. Se cobrir de panos de sacos significa se humilhar.

Na mensagem que Deus dá a essas mulheres, diz: "Porque daqui a um ano e dias vireis a tremer". Vs. 10.

Já falamos sobre o significado profético da fala de Jesus para as mulheres de Jerusalém quando Ele ia para o golgota, quando disse: "Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias". Há conexão entre uma passagem bíblica e a outra. Ou seja, entre essa da fala de Jesus, a de Isaías 4:1 e a de Isaías 32:9-20.

São as mesmas mulheres. As quais são as igrejas evangélicas. Entendo que esse aviso dado que "Porque daqui a um ano e dias vireis a tremer", é um aviso dado antes do início da grande tribulação.

E digo isso porque no texto bíblico transcrito ao início, diz mais: "porque a vindima se acabará, e não haverá colheita".

Essa colheita é referência a não conversão ou reunião de fiéis nas congregações.

Conforme está em Apocalipse, virá o tempo em que o Espírito Santo será retirado da Terra. Naquele tempo "quem for justo, continue praticando a justiça, e quem for sujo continue a se sujar", porque a porta da graça "favor imerecido de Deus", será fechada.

Guarulhos, 27/05/2022

Oli Prestes

Missionário