MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA...
MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA...
Pesquisadores, cientistas e arqueólogos já definiram o local de origem do Homem, ("todes" êles e elas) como sendo a África saariana, que já foi bela floresta, o que permitiu a Salomão construir seu magnífico templo que, aliás, não se sabe ainda que proporções tinha. Fotos recentes do assustador deserto, feitas com RaioX ou coisa parecida, mostram no subsolo "rastros" de grandes rios. Meu "vizinho" de Facebook, "Espírito Santo", afirma que de lá veio não só o ferro, como a metalurgia inicial do "ex-quadrúpede" que se poz em pé, esculturas em madeira, pintura rupestre, música e que egípcios, persas, babilônicos -- que Hollywood retrata brnacos e de olhos azuis -- eram/foram todos povos negros.
Mas, e as LÍNGUAS ?! Revista científica recente nos dá duas origens bem próximas, nenhuma delas sendo o Éden, o paraíso bíblico. O idioma-base de todas as demais -- é mais suposição do que certeza -- nasceu de um povo agrícola que, saindo de seu local de origem, espraiou-se por toda a Europa, indo até a Ásia e o Oriente Médio, quem sabe até a Sibéria e a índia.
"NOVAS PISTAS DE DNA - (...) Os mais recentes estudos genéticos, pelo menos, parecem favorecer a hipótese das estepes. Anthony e uma equipe internacional de especialistas em DNA antigo sequenciaram amostras genéticas de europeus que viveram entre 8 mil e 3 mil anos atrás, entre eles nove esqueletos de sítios YAMNAIA na atual Rússia, e compararam as amostras de DNA com as de 4 esqueletos da cultura cerâmica cordada da Europa Central. Surpreendentemente, os membros deste último grupo, cuja cultura se propagou pela Europa até lugares tão longínquos como a Escandinávia, podiam traçar 75% de sua ascendência ao povo YAMNAIA e essa mesma assinatura genética é encontrada ainda hoje na maioria dos atuais europeus. Assim, os YAMNAIA, juntamente com seus genes e quiçá sua língua, de fato emergiram das estepes em números massivos, talvez há cerca de 4.500 anos. Esses resultados são uma evidência concreta de que migrações colossais saíram das estepes para outros lugares, diz Pontus Skoglund. (...0 Os resultados põem as duas hipóteses em pé de igualdade, acrescenta ele". (pag. 53, rev. SCIENTIFIC AMERICAN/Brasil, texto "Guerra de Línguas", ano 14, nº 168 - junho/2016)
Que hipóteses são essas ? Segundo a revista... "quase metade da população global fala pelo menos um de mais de 400 IDIOMAS que descendem de uma língua materna conhecida como PIE - proto-indo-europeu (...) e estudiosos ainda discutem e divergem sobre onde o antigo idioma se originou". (pag. 51) A "hipótese KURGAN" e a mais favorecida por linguistas tradicionais -- com origens nas estepes ao Norte do Mar Negro -- e a "hipótese ANATOLIANA" situa a origem da PIE na península da Anatólia, entre a Grécia e a Turquia. O termo "Kurgan" se refere a montes funerários da 'Idade do Cobre", no qual pastores ou agricultores enterravam seus chefes. Neles arqueólogos descobriram o uso das rodas (em bigas) e de cavalos e outros animais domésticos.
Finaliza a revista: "Saberemos algum dia quem está certo ? (...) Uma coisa é certa: pesquisadores continuarão debatendo a questão em todos os idiomas que seus antepassados lhes legaram". (pag. 53) E agora ?! Teria a primeira língua surgido com Adão e Eva, no Paraíso ?!
"NATO" AZEVEDO (em 22/jan. 2022, 10hs)