A "OUTRA HISTÓRIA" DO UNIVERSO

A "OUTRA HISTÓRIA' DO UNIVERSO

"A história do nascimento de nosso sistema solar (...) começa a bilhões de anos com uma nuvem negra de gás e poeira que gira lentamente. A nuvem colapsa, formando o Sol no centro. No devido tempo, 8 planetas e outros Mundos menores como Plutão emergem do gás e escombros residuais que giram em torno da "estrela"... nesse caso o Sol nosso de cada dia. (cf. a revista "SCENTIFIC AMERICAN / Brasil", junho/2016, pag. 32, artigo "Nascido do Caos".)

Segundo Leonardo da Vinci -- que seria maçom -- "quem não duvida, não evolui", porém alerto aos evangélicos do tipo "bolsominion" para encerrar por aqui a leitura desse texto. Tudo o que se aprendeu nos 2 últimos séculos está sendo posto abaixo nos recentes 20 anos, principalmente a criação da Terra "em 6 DIAS", (?!) a não ser que o cristão admita terem milhões de anos cada um desses bíblicos dias. Não foi à toa que Deus "precisou descansar" depois do sexto. Querem os cientistas atuais uma existência DE MAIS DE 4 BILHÕES de anos apenas para nossa galáxia, a Via Láctea e telescópios potentíssimos -- montados em naves espaciais -- garantem existir conjuntos ainda mais antigos. O Universo é realmente... INFINITO, "sem começo nem fim" !

Só que não surgiu de uma "ciranda toda certinha", as de combates colossais entre forças cósmicas de poder inimaginável, até em cálculos de computador. Diz a revista: "...o embrião maior era também o que crescia mais rápido, à medida que o seu campo gravitacional -- cada vez mais forte -- logo agregava a maior parte do gelo, do gás e poeira disponíveis". E conclui que assim teria surgido Júpiter, o maior planeta de nosso sistema solar, conclusão conseguida a partir de simulações feitas em computador.

'Alguns dos planetesimais teriam colidido com grande impacto, despedaçando-se em fragmentos que geravam mais colisões fragmentadoras. A migração de Júpiter para dentro do [nosso] Sistema Solar deve ter iniciado uma cascata de colisões" (...) "e os planetesimais fragmentados e erodidos perdiam energia e espiralavam em direção ao Sol, numa avalanche de decaimento orbital" (pag. 34) "Os planetas terrestres se formaram ao longo de centenas de milhões de anos", nossa bela Via Láctea teria entre 3,8 e 4,1 BILHÕES, sendo a vida na Terra (e ela própria)um fato casual, "ocorrência rara em todo o Cosmos".

Enfim, os 3 cientistas da extensa pesquisa de vários anos encerram o artigo com a esperança de que... "a biografia completa do Sistema Solar será uma das conquistas mais significativas da Ciência moderna -- e indubitavelmente, uma das melhores histórias já contadas". (pag. 39)

Além de "profetizarem" sobre a existência de um certo "Planeta 9", oculto em algum canto do Universo, os cientistas não tocaram no nome de Deus nem citaram a Bíblia. Creio que estão certos, Ciência e Religião não se misturam ! As pesquisas arqueológicas avançam para determinar a presença do "Homo Sapiens" -- o que deixou de andar de 4 e saiu das cavernas -- por volta dos 35 MIL ANOS AC, antes de Cristo... já as Religiões surgiriam no máximo uns 6 ou 10 mil anos antes da estrela de Belém apontar a manjedoura. Logo, o hominídeo viveu mais de 20 mil anos SEM RELIGIÃO, embora talvez tivesse deuses e deusas. Assim é a História !

"NATO" AZEVEDO (em 16/jan. 2022, 20hs)