Marrocos começa a desenvolver suas capacidades no campo da guerra anti-submarina
Marrocos apresentou dois pedidos de aquisição de duas aeronaves armadas de patrulha marítima, a primeira especializada em vigilância e reconhecimento, e a estacionária que tem por objetivo a busca e salvamento, o que reforça as capacidades de espionagem eletrónica, segundo nota do site “Defensa”, especializada em assuntos militares.
A expectativa é que o Marrocos obtenha a aeronave franco-italiana ATR 72 MPA, utilizada por um grupo de poderosos exércitos do mundo, a exemplo do exército italiano, turco e paquistanês, tendo em vista a companhia Airbus, candidata a entrar na linha de fabricação de uma das duas aeronaves.
Tal fato veio no momento em que Marrocos decidiu conceder licenças para a exploração de petróleo e gás na sua costa sul.
A empresa israelense, Ratio Petroleum Energy tem anunciado em novembro do ano passado ter assinado um acordo com o Escritório Nacional de Hidrocarbonetos e Minerais do Marrocos, visando a explorar esses dois energias no atlântico de Dakhla, cobrindo uma área de 129.000 quilômetros quadrados.
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário - Marrocos