PARA QUEM GOSTA DE DESAFIOS??? O MAIOR PRÉDIO DO MUNDO??? BURJ KHALIFA

O Maior Prédio do Mundo: Desvende Tudo Sobre o Burj Khalifa!

ARQUITETURA MODERNA

Saber qual é o maior prédio do mundo é uma curiosidade de quem admira os grandes feitos da humanidade.

Desde a Idade da Pedra, o ser humano busca evolução na maneira de ocupar os espaços. Com o avanço da tecnologia, objetivos cada vez mais ousados foram conquistados e um deles foi a construção do Burj Khalifa. Esse arranha-céu, localizado em Dubai, é o maior prédio do mundo!

Trata-se de uma das maiores conquistas da engenharia da nossa história, e um feito que envolveu muitos detalhes. Mas se depender dos empreendedores dos Emirados Árabes, o recorde do Burj Khalifa está perto de ser batido. Quer descobrir o porquê?

Neste artigo, vamos mostrar a história do Burj Khalifa, suas curiosidades e seus “concorrentes”. Acompanhe!

Burj Khalifa: A história do maior prédio do mundo

O prédio mais alto do mundo foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010, após 6 anos de construção. A empresa Emaar Properties foi a responsável pelo investimento no projeto e também está por trás de obras gigantescas construídas em Dubai. A ideia dos empresários da região é que a cidade ganhe o status de maior centro financeiro do mundo.

O escritório de arquitetura e engenharia responsável pelo projeto do Burj Khalifa foi o Skidmore, Owings e Merril ( SOM). Cerca de 12 mil operários de vários países trabalharam na obra do prédio mais alto do mundo, que custou US$ 1,5 bilhões. O Burj Khalifa é feito de concreto e aço, e tem o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro.

O arranha-céu Burj Khalifa foi construído com formas deslizantes. Essa técnica é indicada para obras que exigem execução mais ágil e têm grande dimensão vertical.

O prédio mais alto do mundo: Qual a altura do Burj Khalifa?

Mas, afinal, qual é a altura do Burj Khalifa? A obra tem 828 m, superando de longe o segundo maior prédio do mundo, o Shangai Tower, em Shangai (632 m). Veja no gráfico a comparação com outros arranhas-céus famosos com o Burj Khalifa:

O prédio mais alto do mundo: veja a lista com os 10 maiores

10º – Taipei 101: 508 metros

9º – CITIC Tower: 527,7 metros

7º – (empatado) Tianjin CTF Finance Centre: 530 metros

7º – (empatado) Guangzhou CTF Finance Centre: 530 metros

6º – One World Trade Center: 541,3 metros

5º – Lotte World Tower: 554,5 metros

4º – Ping An Finance Center: 599,1 metros

3º – Makkah Royal Clock Tower: 601 metros

2º – Shanghai Tower: 632 metros

1º – Burj Khalifa: 828 metros

Você também deve estar se perguntando quantos andares tem o Burj Khalifa. São mais de 160, interligados por 57 elevadores.

O que tem no prédio mais alto do mundo?

O Burj Khalifa conta com apartamentos residenciais, andares corporativos e o luxuoso Hotel Armani. Esse é o primeiro investimento hoteleiro do famoso estilista Giorgio Armani. O hotel tem 160 quartos e 144 residências de luxo. Uma diária pode chegar a RS$ 11 mil!

Outro destaque do Burj Khalifa é o deque de observação “At The Top”, localizado no 124º andar. O mirante fica a impressionantes 442 metros de altura no prédio mais alto do mundo. Ele tornou-se uma das principais atrações turísticas da cidade ao oferecer uma vista de 360º de Dubai, incluindo o deserto e oceano.

Além de proporcionar uma vista inesquecível no prédio mais alto do mundo, o local também conta com um lounge para os visitantes do Burj Khalifa.

Logo abaixo do At The Top fica o The Corporate Suites, espaço corporativo do Burj Khalifa.

Outro local que chama a atenção no Burj Khalifa é o At. Mosphere Grill e Lounge, o restaurante mais alto do mundo. Ele fica localizado no 122º andar, a 442 metros do solo. A fachada de vidro oferece uma vista panorâmica tanto para quem olha para as águas do Golfo Pérsico quando para o horizonte da cidade.

A decoração das paredes e teto do lounge é feita de mogno, pisos de café au lait calcári e tapete adornado a mão. O projeto é do designer de interiores Adam D. Tihany.

Burj Khalifa: Top 7 curiosidades sobre o prédio mais alto do mundo

O primeiro nome da torre foi Burj Dubai, mas ela foi rebatizada de Burj Khalifa no dia da sua inauguração. A mudança foi uma homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.

Apesar de ser o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa não foi o mais caro. A obra que ocupa o topo do ranking é o One World Trade Center, que custou US$3.9 bilhões.

Visto de cima, o Burj Khalifa lembra uma flor de lis.

Foi utilizado tanto aço no prédio mais alto do mundo que seria possível construir uma ponte que atravessa ¼ do planeta terra.

Seria necessário 4 meses para limpar todas as janelas do Burj Khalifa.

O Burj Khalifa tem algumas salas com um objetivo bem importante: abrigar as pessoas em caso de incêndios ou ataques terroristas.

O maior prédio do mundo é uma das obras icônicas que fazem parte da “LEGO Architecture”.

O fim do recorde do Burj Khalifa como maior prédio do mundo?

Dubai está investindo cada vez mais em gigantescos centros comerciais, o que faz com que o recorde do Burj Khalifa esteja cada vez mais próximo do fim. Está programada para 2021 a inauguração da The Tower at Dubai Creek Harbour, que, segundo os responsáveis pelo empreendimento, vai ultrapassar os 828 metros do atual arranha-céu mais alto do mundo.

O projeto é do arquiteto Santiago Calatrava.

Outra obra que está nessa corrida para ser o arranha-céu mais alto do mundo é o Kingdom Tower, dessa vez na Arábia Saudita. A inauguração estava prevista para 2020, mas as obras foram paralisadas em 2018 sem previsão de volta. A expectativa é que o novo maior prédio do mundo tenha 999,7 m, atingindo quase a impressionante marca de um quilômetro.

Ivan o terrivel e TALITA CRUZ
Enviado por Ivan o terrivel em 20/10/2021
Código do texto: T7367482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.