O "cabo submarino" entre Grã-Bretanha e Marrocos objeto da aprovação preliminar e estudos detalhados

Sr Aziz Rabah, ministro de Energia, de Minas e Meio Ambiente, explicou que o enorme projeto de construção de um “cabo submarino” para transferir energia limpa do Saara marroquino para a Grã-Bretanha tem recebido a aprovação preliminar por parte do governo, continua sendo objeto de estudos detalhados.

O governo de Marrocos afirmou, numa nota junto ao jornal Hespress, que “uma série de empresas internacionais obtiveram a aprovação inicial para a realização de projetos de energias renováveis ​​e de hidrogênio, orioundas das regiões do sul, para a exportação”.

O governante considerou o projecto Xlinks um projecto integrado de produção de electricidade a partir de energias renováveis, ​​sobretudo a energia eólica e solar, e a exportar para a Grã-Bretanha, passando pelas costas de Marrocos, Portugal e França, chegando à Grã-Bretanha.

De acordo com os dados publicados pela imprensa britânica, o grande projeto envolve a construção do maior cabo elétrico submarino do mundo, com uma extensão de 3800 km, cujo valor de sua conclusão chega a 16 bilhões de libras, o equivalente a aproximadamente 200 bilhões dirhams.

Apesar da importância técnica e financeira deste grande projeto, seus detalhes para o Marrocos continuam sendo a decifrar, pelo Ministério de Energia, de Minas e Meio Ambiente, preocupado com o assunto, sem dar detalhes precisos sobre às perguntas de Hespress.

De acordo com nota dirigida ao jornal "The Times", o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Energia e Estratégia Industrial da Grã-Bretanha afirmou ter acatado cientificamente a proposta "Xlinks" objeto de estudo, sem revelar ainda maiores detalhes sobre o assunto.

Quem é por trás do Xlinks?

De acordo com o site oficial da empresa “xlinks”, responsável do projeto, sua equipe inclui um conjunto de competências de múltiplas origens, unidas por um motivo, objeto de mudar a forma como se pensa hoje em termos de transição energética para o baixo carbono.

A empresa responsável deste grande projeto foi fundada por Simon Moresh, 2019, ocupando o cargo de Presidente e Gerente Geral, após passar 17 anos no grupo “Ground Control Ltd”, e anteriormente trabalhou como consultor na McKinsey, formação académica, detendo um mestrado em economia, engenharia e gestão pela Oxford University e MBA do Harvard Business School.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 28/09/2021
Código do texto: T7351975
Classificação de conteúdo: seguro