EMPOBRECIMENTO MENTAL DA SUBJETIVIDADE DAS GERAÇÕES MAIS JOVENS: Impactos das tecnologias e suas consequências cognitivas e subjetivas
A questão da cognição da juventude tem sido assunto de debates que vêm questionando as plataformas tanto de ensino como de aprendizagem, das manifestações culturais e de comportamento. Pior: os índices de Q.I. demonstram um prejuízo crescente no que tange as especifidades intelectuais e acadêmicas, onde há um aprofundamento da
capacidade para estas ocupações, mesmo em países desenvolvidos em termos financeiros, sociais e estruturais. O presente trabalho de pesquisa discutirá as possíveis causas e efeitos deste fenômeno que se mostra antagônico com um cenário de comunicação global, instrumentos portáteis de acesso ao saber e conhecimento livre e democrático acumulado ao longo de nossa História e os efeitos desta problemática nos campos da cultura de consumo, da política e dos efeitos sociais em tempos de fake news e ideologias onde o totalitarismo, negacionismo e autocracias se afirmam como elementos pragmáticos de projetos antiéticos e neoliberais ao extremo. Trata-se de um estudo com
base bibliográfica de caráter teórico, de campo e estudo de caso. Dos 10 (dez) artigos pesquisados tendo como referências de pesquisa os termos juventude, conhecimento, mídias, poder, extremismo e empobrecimento mental programado. conclui-se que o conhecimento do termo e suas imediatas consequências demonstram a urgência de uma ação coletiva e democrática para reverter as situações atuais e futuras de uma ação predeterminada e interessada na subversão das medidas civis e institucionais relativas ao interesse da coletividade guiada pelo bom senso e harmonia de pluralidade sociocultural.